Mobilização

Famílias Sem Terra se somam à mobilização do MPA na SEAGRI da Bahia

Mais de 500 camponeses/as ocupam desde a manhã desta segunda (09) a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, em Salvador/BA
Ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas do MPA e conta com a participação de diversos movimentos populares. Foto: Comunicação MPA – Bahia

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Na manhã desta segunda-feira (09), famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se somaram às famílias do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), na ocupação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), em Salvador, Bahia.

A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas do MPA, com o lema ”MPA na luta por direitos, terra e por soberania alimentar”, que apresenta como eixos essenciais, a luta pela terra, pelo território e a soberania alimentar.

Foto: Comunicação MPA – Bahia

Mais de 500 camponeses e camponesas do MPA e de outros movimentos camponeses, de diversos territórios campesinos e comunidades tradicionais, realizam a ocupação que leva as bandeiras de luta, entre elas, a melhoria nas infraestruturas dos assentamentos rurais, a regularização fundiária de terras nos locais em que os/as camponeses/as estão acampados/as. Além do avanço na reestruturação das comunidades para produção e comercialização de alimentos para o enfrentamento estrutural à fome e a regulamentação do Projeto de Lei (PL) da Agroecologia e da Produção Orgânica na Bahia, como ações táticas para a segurança alimentar e a projeção de soberania alimentar na Bahia.

A pauta de reivindicações tem como um dos pontos principais: o desenvolvimento e a garantia de direitos para as famílias que vivem nos perímetros irrigados, nos municípios de Ponto Novo/BA, Juazeiro/BA e Casa Nova/BA, além de cobrar a garantia da agenda com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Brasília.

*Editado por Solange Engelmann