Acampamento
Comemorando os 28 anos da ocupação da Fazenda Ameixeira, o grande acampamento Zumbi dos Palmares é marco histórico na luta pela terra em SC
Por Janaína dos Santos, Comunicação MST/SC
Da página do MST
Em 20 de novembro de 1995, 715 famílias, totalizando mais de 1.200 pessoas, chegaram à Fazenda Ameixeira, município de Passos Maia. Vindas das regiões do Extremo Oeste, Oeste e Planalto catarinense, essas famílias buscavam um pedaço de terra para trabalhar, cultivar seu alimento e viver com dignidade. A chegada ocorreu na madrugada marcada pelo Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, levando a ocupação a ser nomeada como “Zumbi dos Palmares”, em homenagem ao guerreiro combatente e sua luta.
Irma Brunetto dirigente do MST, ressalta “’Este acampamento foi uma referência no que diz respeito à saúde, educação e solidariedade. Conseguimos estabelecer um ambiente onde os princípios de cuidado com a saúde, acesso à educação e espírito de solidariedade foram priorizados e amplamente cultivados.”
O Acampamento durou cerca de um ano e resultou em três assentamento no município de Passos Maia: Assentamento Conquista dos Palmares, Assentamento 20 de Novembro e Assentamento Zumbi, fruto desta luta também se conquistou assentamentos nos municípios de Vargem, Lebom Régis e Campos Novos.
Maria Romalina, que esteve acampada na época e hoje vive no Assentamento Zumbi, comenta:
Foram tempos difíceis. Quando chegamos, a terra era muito ruim. Questionava meu companheiro sobre como alimentaríamos nossos filhos. No primeiro ano, produzimos pouco. No entanto, cuidamos da terra e ela foi melhorando cada vez mais. Hoje, tudo que se planta dá!”
Uma escola diferente, acesso à Educação
A educação sempre foi dimensão importante dentro do movimento, A escola itinerante do Acampamento Zumbi surgiu do esforço coletivo das famílias do acampamento e do poder público, que organizaram alimentação e materiais didáticos para mais de 400 crianças. A escola inicialmente ocorria em barracos,
hoje o Assentamento Zumbi possui uma escola que oferece desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio. Além da escola, há outras estruturas como ginásio de esportes, posto de saúde e centro comunitário. Os moradores afirmam: “Muito foi conquistado, mas ainda há tanto por alcançar.”
Em comemoração pelas conquistas, no último domingo (19), uma grande festa ocorreu no Assentamento Zumbi relembrando a história e mística dos 28 anos dessa luta histórica que foi um marco para o estado de Santa Catarina.
O grito Che, Zumbi, Antônio Conselheiro na luta por justiça, nós somos companheiros!’ ecoava, relembrando os lutadores que partiram e legaram o compromisso da luta pela terra, contra as injustiças e desigualdades.
VIVA O MST! VIVA A REFORMA ÁGRARIA POPULAR!
MST Rumo aos 40 anos
*Editado por João Vitor