Rio de Janeiro
Nota do MST sobre notícia falsa de ação no Rio de Janeiro
Da Página do MST
Foi com surpresa e indignação que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Rio de Janeiro recebeu uma notícia publicada por um veículo de imprensa Norte Fluminense tratando de uma suposta invasão promovida pelo movimento na Usina Cupim, em Campos dos Goytacazes.
Em primeiro lugar, não houve qualquer tipo de ação do MST no Estado do Rio neste sábado. Portanto, trata-se, no mínimo, de uma informação improcedente.
O MST defende a imprensa livre, mas sobretudo a imprensa responsável que pratica o princípio básico do jornalismo de ouvir os dois lados. Nosso país viveu recentemente anos sombrios provocados pela desinformação e pela indústria das notícias falsas, popularmente chamada de fake news.
É com muita tristeza mas, também, necessário que tenhamos de reiterar que o MST não invade terras, mas ocupa os latifúndios considerados improdutivos pela Legislação, de forma legítima, para exigir o cumprimento da Constituição Federal, que obriga que estes espaços sejam destinados à Reforma Agrária.
Segundo, qualquer remoção coletiva realizada pelos órgãos de segurança pública sem ordem judicial configura ação abusiva e arbitrária que fere com a ordem constitucional e democrática devendo ser repudiada por todos que defendem um estado democrático e de direito.
Terceiro, agiram sem ordem judicial na defesa da propriedade privada e do interesse do particular, ferindo com a primazia do interesse público que deve pautar a ação dos agentes públicos.
Por fim, informamos que iremos à Justiça buscar a responsabilização de todos os que descumprirem com estes preceitos básicos do bom jornalismo, injuriando, caluniando ou difamando um movimento que há 40 anos, repetimos, luta pelo acesso a terra e a Reforma Agrária, direitos garantidos pela nossa Constituição Federal.
Rio de Janeiro, 16 de dezembro.
MST Rio de Janeiro