Feira do MST
Francisco El Hombre, Lirinha, Cupinzeiro e diversos artistas confirmam presença na Feira do MST
Por Wesley Lima
Da Página do MST
A Feira da Reforma Agrária Neusa Paviato, que acontece na Estação Cultura, em Campinas (SP), será palco de 25 atrações artísticas e culturais entre os dias 24 e 26 de maio. Nomes como Francisco, El Hombre, Tita Reis, Cacique & Pajé, Sandália de Prata, Lirinha, Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Flautins Matuá e Cupinzeiro, são algumas das atrações confirmadas, ressaltando a diversidade musical brasileira.
As atividades culturais ocupam o palco principal e os espaços de circulação da Feira durante todo o dia em diferentes horários. Nesta sexta (24) e no sábado (25), as atrações movimentam o evento até às 22h e no domingo (26), as atividades se encerram a partir das 19h.
Além das atrações confirmadas, a Feira realiza de maneira permanente a “Exposição 40 anos do MST”, com fotos de João Zinclar e Douglas Mansur; no dia 24 acontece a exibição do filme “Antes do Prato” e no domingo (26) do filme “Olhar de Cícera”.
A programação cultural ocupa com centralidade as atrações da Feira e como explica Jade Percassi, da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é uma dimensão intimamente conectada com o projeto político defendido pelo Movimento e com a construção da agricultura.
“Pra gente faz todo sentido, que uma Feira da Reforma da Reforma Agrária, que traz a nossa produção agrícola e os nossos produtos já beneficiados em nossas agroindústrias, que são fruto das conquistas da luta de pessoas e que praticam outras relações de produção, mas também outras relações sociais, possa apresentar na centralidade a arte como uma dimensão importante disso”.
Ela explica que da mesma maneira que a Feira promove rodas de conversa para dialogar com a sociedade sobre a questão ambiental, sobre a questão da alimentação saudável como um direito de todos e de todas, “os grupos artísticos, que são aliados de primeira hora do Movimento, que apoiam, que confiam e que acreditam nesse nosso projeto de sociedade, são aqueles e aquelas que caminham com a gente e que trazem na sua arte a contestação e a beleza nas suas diferentes formas”, conclui Percassi.
Sobre a Feira
Durante os três dias serão comercializados cerca de 10 toneladas de produtos e 250 itens in natura, industrializados, artesanato, livros, entre outros, presentes nas barracas das regiões do estado; no espaço Culinária da Terra, composto por 13 barracas, são preparados uma diversidade de pratos típico do estado; e estão programadas um conjunto de rodas de conversas e seminários.
O MST realiza ainda um Ato Político Cultural em Defesa da Reforma Agrária com a presença de políticos de capilaridade nacional e da região, no sábado (25) e no domingo (26), a Conferência “Crise Climática e Reforma Agrária Popular” com a participação de figuras públicas e nomes relevantes nesta discussão. As atividades também contarão com a participação de diversos movimentos e organizações parceiras.
*Editado por João Carlos