Agroecologia

A Produção de Mandioca no Assentamento José Marti em Alcobaça, Bahia

Produção agroecológica em 438 hectares de mandioca é transformada em farinha no extremo sul da Bahia
A Produção de Mandioca no Assentamento José Marti em Alcobaça, Bahia. Foto: Daniel Violal

Por Daniel Violal
Da Página do MST

O assentamento José Marti, localizado no município de Alcobaça, na Brigada Joaquim Ribeiro, na Bahia é um modelo construção da agroecologia. Com mais de 438 hectares dedicados ao cultivo de mandioca, destaca-se como um dos principais produtores da região extremo sul do estado da Bahia.

No Brasil, a mandioca é um dos principais meios de sobrevivência da população rural, porque além de ser uma planta adaptável aos diversos ecossistemas, oferece múltiplas possibilidades de uso, garantindo assim desde a subsistência com alto valor nutricional até a garantia econômica de muitas famílias.

No assentamento José Marti a produção de mandioca é transformada em farinha, que é distribuída para diversos estados do Brasil, contribuindo significativamente também para a economia local. 

Além de fortalecer a economia regional, a atividade agrícola no assentamento José Marti assegura a manutenção e o bem-estar das famílias que lá vivem, promovendo práticas agroecológicas.

A direção da Brigada Joaquim Ribeiro afirma “que a produção de mandioca no assentamento José Marti, tem se consolidado como uma das importantes da região. Com mais de 438 hectares cultivados, a produção de mandioca não só sustenta a economia local, mas também gera uma quantidade significativa de farinha de mandioca que é enviada para diversos estados do país. Este esforço conjunto fortalece a região, garantindo renda para as famílias assentadas e promovendo o desenvolvimento sustentável do município.