Internacionalismo

Partido Socialista da Zâmbia e Brigada do MST realizam nova ação da Clínica Móvel de Saúde Popular

Segunda edição da Clínica Móvel de Saúde Popular reforçou a importância da saúde bucal, ofereceu exames gratuitos e destacou a necessidade de políticas públicas
Foto: Brigada Internacionalista Samora Machel

Por Brigada Internacionalista Samora Machel
Da Página do MST

No dia 24 de maio, o Partido Socialista de Zâmbia, em conjunto com a Brigada Internacionalista Samora Machel do MST, realizou mais uma edição da Clínica Móvel de Saúde Popular. A partir da organização de atendimentos básicos de saúde, foi possível a aproximação concreta da comunidade de Mandevu, localizada na periferia da capital zambiana.

Foram realizadas palestras e orientações sobre a importância dos cuidados bucais na prevenção de doenças, contando com demonstrações práticas de higienização bucal e doação de kits de pastas e escovas de dente, principalmente para as crianças presentes na atividade. Também foram oferecidos exames gratuitos de pressão arterial e diabetes em mais de 200 adultos que compareceram à clínica, a maioria dos quais eram mulheres. Para o público adulto presente as orientações e diálogos se concentraram em temas como diabetes, hipertensão, câncer do colo do útero e gerenciamento de resíduos.

A realização de mais uma edição dessa ação territorial explicita a necessidade de aprofundar processos coletivos de organização popular a partir da saúde, e a participação massiva das mulheres e das crianças evidencia a necessidade de atenção direcionada a esses grupos. Além disso, a ação denuncia a vulnerabilidade e os diversos graus de carências que a população de Mandevu enfrenta cotidianamente, como a falta de acesso à serviços essenciais de saúde que deveriam ser garantidos a todas as pessoas.

Foto: Brigada Internacionalista Samora Machel

A princípio, a atividade havia sido planejada apenas para o público adulto, porém, a partir da realidade encontrada, foi observado o interesse e participação massiva do público infantil. A atividade proporcionou uma reflexão profunda em relação à violação do direito à uma infância saudável na comunidade, que infelizmente se estende por todo território zambiano.

Segundo a Lei Internacional de Direitos Humanos, todas as crianças têm o direito à saúde, segundo consta no Artigo 24 da Convenção sobre os Direitos da Criança. O artigo determina que as crianças têm o direito de desfrutar do mais alto padrão possível de saúde e de acesso aos serviços de saúde. Porém, não é essa a realidade que encontramos na Zâmbia, diante de uma questão estrutural que necessita de processos de consolidação de políticas públicas intersetoriais que permitam uma qualidade de vida digna a todas as pessoas do país.

Foto: Brigada Internacionalista Samora Machel

É nesse sentido que o Partido Socialista da Zâmbia apresenta em seu Manifesto sobre a necessidade de que 20% do Orçamento Nacional seja alocados para o setor de saúde, garantido assim o atendimento universal de saúde para todos. Esta e outras propostas estão presentes no Manifesto, que também foca no campo do saneamento, educação, produção de alimentos, moradia, trabalho, entre outros temas estruturais que se inter-relacionam.

A brigadista Elizabeth Cerqueira destaca que a realização de outras edições da Clínica Móvel de Saúde Popular, ampliando a capacidade de atendimento e de alcance territorial, contribuirá diretamente nas necessidades de saúde do público atendido e também na consolidação de diagnóstico das necessidades da população zambiana. “Todo esse processo de organização popular no campo da saúde servirá de base para o Programa de Políticas Públicas em construção pelo Partido Socialista da Zâmbia”, reafirma a brigadista, que reforça que existem muitos desafios pela frente e que toda a militância do MST no país estará a postos para trabalhar em conjunto com o Partido Socialista e a população da Zâmbia. 

*Editado por Fernanda Alcântara