Cultura
Dance forró no melhor arraial de Caruaru: Arraial do assentamento Normandia
Por Francisco Terto
Da Página do MST
O assentamento Normandia, no município de Caruaru, em Pernambuco – cerca de 140 km da capital – vai realizar a abertura oficial do São João 2024 hoje, quarta-feira (12), na sede da associação do assentamento.
Há uma enorme expectativa por parte dos Sem Terra, pois o “Arraiá” já é uma grande referência de festa junina no município. Canjica, pamonha, milho cozido, xerém com galinha, serão a base da celebração, onde os trabalhadores, trabalhadoras e convidados poderão degustar coletivamente as comidas típicas derivadas de suas plantações, com muito forró, cultura e ato político.
Hoje também haverá na comunidade uma homenagem aos namorados e namoradas da comunidade e aos Sem Terrinhas, com brincadeiras específicas para cada um. O Dia dos Namorados em 12 de junho faz referência a Santo Antônio, que é celebrado no dia seguinte, 13 de junho. Tradicionalmente, os assentados e assentadas iniciam os festejos no dia anterior ao dia de Santo Antônio. O Santo é amplamente venerado no Brasil e em Portugal, sendo famoso por suas simpatias e tradições, e é frequentemente referido como o ‘casamenteiro’. A data comemora o dia de seu falecimento, que aconteceu em 13 de junho de 1241.
A programação junina do assentamento segue com atividades no dia 23 de junho, véspera do feriado de São João, com uma rica programação cultural, incluindo artistas renomados da cultura de Caruaru, como Mestre João do Pife, Ivison Trio (com a participação de Arthur), Marlene do Forró e Reginaldo Azevedo com Regis Banda. Em 24 de junho é dia de São João, também referido como o “Santo Festeiro”, figura central no calendário junino do Brasil, especialmente na vida dos nordestinos.
Assim, o mês de junho é marcado por festividades tradicionais, danças e pratos típicos à base de milho, todos em sua honra. A data de 24 de junho foi estabelecida para celebrar o nascimento de João Batista, o profeta que anunciou a vinda de Jesus Cristo. No dia 28 de junho, em torno das festividades de São Pedro, o assentamento também terá muito forró raiz e piseiro, fechando a edição deste ano.
Na região, uma grande parte dos camponeses celebra o período como um momento de chuvas para as plantações de milho do Nordeste. As chuvas tão esperadas antes do período junino são pedidas pelas pessoas que acreditam no poder de São Pedro e sua boa vontade de abrir as comportas do céu para mandar as chuvas e molhar as plantações de milho. São Pedro é muito querido, especialmente por ajudar na colheita dos agricultores camponeses da nossa região.
Para Edilson Barbosa, assentado em Normandia, “o período de São João é um momento de partilhar os alimentos entre os assentados e assentadas, mas também de celebrar com os amigos e amigas da cidade e da zona rural”. Para Mauriceia Matias, assentada e uma das organizadoras dos festejos, “cada atividade tem momentos específicos durante os festejos intercalados, musicais, brincadeiras, política e partilhas de comidas típicas do período”.
Viva aos festejos juninos!
Viva o arraial Normandia!
Viva o São João!
*Editado por Fernanda Alcântara