Lutas Populares
Ato Político no Acampamento Canudos (PB) pede que o INCRA suspenda a reintegração de posse
Por Comunicação MST-PB
O evento aconteceu durante todo o dia de hoje (26) no acampamento Canudos no município de Riacho de Santo Antônio, e reuniu movimentos sociais, representantes do MDA, CONSEA e Sec. de Desenvolvimento Humano, parlamentares, representantes de alguns partidos progressistas, sindicatos, amigos e companheiros do MST de Pernambuco.
O ato teve como principal objetivo, reivindicar as autoridades competentes como INCRA, atenção imediata para a situação das 56 famílias que vivem no acampamento atacado no último mês de junho, e que teve 4 barracos incendiados. Apesar do ocorrido, na última terça-feira (22), os acampados foram surpreendidos com um mandado de reintegração de posse.
Logo após a violência sofrida pelas famílias, o Superintendente do Incra aqui no estado, Antônio Barbosa, esteve na área e garantiu celeridade no processo de vistoria da área, porém nada foi feito até então.
Durante o ato, mais uma ação de solidariedade foi realizada no acampamento Canudos. Cerca de 3 mil toneladas de alimentos produzidos pelos camponeses e camponesas dos acampamentos da região litorânea – Warderley Caixe e Orlando Bernardo-, foram distribuídas para os que ali vivem. A atividade se soma a Jornada Nacional por Alimento Saudável em Defesa da Reforma Agrária.
Na ocasião, houve uma ação simbólica realizada dentro da Campanha Plantar Árvores Produzir Alimento Saudável. No local dos barracos destruídos houve o plantio de duas árvores cultivadas na cidade de Canudos, na Bahia. Como encaminhamento, o MST estará se reunindo na próxima terça-feira em João Pessoa, com André Bonfim, Coordenador Geral de Implantação do INCRA nacional para tratar da situação do acampamento.
*Editado por Marla Galdino