Conquista
Governo da Bahia entrega equipamentos e incentivos para a agricultura familiar no estado
Por Cadu Souza/Coletivo de Comunicação do MST na BA
Da Página do MST
Nesta terça-feira (30), aconteceu ato celebrativo do governo da Bahia juntamente com as famílias camponesas do MST no estado. Pela manhã foi realizada a entrega de equipamentos agrícolas e maquinários para incentivar a produção de alimentos das famílias agricultoras/as. A atividade começou com um café da manhã, repleto de alimentos produzidos nos assentamentos de Reforma Agrária pelas agricultoras e agricultores.
O ato aconteceu no assentamento Caldeirão, em Vitória da Conquista, reunindo diversos movimentos sociais do campo em toda a atividade. Durante o evento, o governador do estado, Jerônimo Rodrigues anunciou mais de R$ 100 milhões em investimentos para a produção e desenvolvimento das famílias agricultoras baianas.
Para Eliane Rodrigues, da direção nacional do MST-BA, o dia foi um marco na luta pela terra e pela Reforma Agrária no estado. “O dia de hoje entra para a história dos movimentos sociais, para a história do MST. Quero dizer que o desenvolvimento para a Reforma Agrária está acontecendo aqui hoje, no complexo de assentamentos do Chapadão, porque aqui está um governador que tem a nossa cara e entende a preocupação com quem vive no campo”.
“O que está sendo entregue aqui hoje são equipamentos e máquinas para o desenvolvimento das famílias nos assentamentos e o estado da Bahia tem sido exemplo na agricultura familiar. O que está acontecendo hoje servirá de exemplo para outros estados”, finaliza Eliane Oliveira.
Com entregas de equipamentos agrícolas que incluem tratores com implementos, micro tratores, tanques pipa, kits de irrigação, roçadeira, grades aradoras e máquinas forrageiras, que irão impulsionar a produção e fortalecer a agricultura familiar em diversas regiões da Bahia. Também foram entregues kits de cozinhas comunitárias e casas móveis de farinha.
João Paulo Rodrigues, da direção nacional do MST, que esteve presente na atividade, destacou a importância desse momento e parabenizou o governo do estado baiano pelos investimentos e apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar e a Reforma Agrária.
“Nesses 40 anos da luta pela terra na Bahia, talvez o estado que mais fez luta nos últimos anos, não só conquistou uma quantidade imensa de latifúndios e transformou em áreas produtivas do café orgânico, do cacau, do arroz, do feijão, do milho, mas também transformou sonhos e mostra para a sociedade que é possível ter uma política de agricultura que não seja degradante para o meio ambiente, que seja agroecológica e produz um novo ser humano”, destacou João Paulo Rodrigues.
Durante a atividade, o governador também assinou o decreto que regulamenta o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-BA), ampliando o mercado para pequenos produtores.
“O investimento na agricultura familiar é essencial para fortalecer a economia local e garantir a segurança alimentar de nossas comunidades. Ao apoiar os pequenos produtores, estamos promovendo a sustentabilidade, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida das famílias que dependem dessa atividade”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Além dos equipamentos, foram anunciados investimentos para o desenvolvimento nas áreas de Reforma Agrária, no que se refere à produção, saúde e educação, no compromisso de fortalecer as famílias camponesas.
A atividade contou com a presença de mais de mil pessoas de diversos movimentos camponeses do estado, mas também com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, Neto Leal, Secretário Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social, Roberta Santana, Secretária Estadual de Saúde, Rowenna Brito, Secretária Estadual de Educação, Jeandro Ribeiro, Diretor-Presidente da CAR, Carlos Borges, Superintendente do INCRA-BA, Valmir Assunção, Deputado Federal, Elisangela Araújo, Deputada Federal, Lucinha do MST, Deputada Estadual e Weldes Queiroz, Dirigente da CECAF, Eliane Oliveira e Evanildo Costa, Direção Nacional do MST.
Educação
Na pauta da educação, a secretária Rowenna Britto anunciou a continuidade e ampliação do Programa de Alfabetização “Sim, Eu Posso”, com a construção de novas turmas e em mais municípios do estado. A nova campanha, a ser executada pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), prevê a criação de 450 turmas em 40 municípios, que poderão atender quase 7 mil pessoas.
Saúde
Na área da saúde, foram entregues 80 kits de Unidades Básicas de Saúde da Família para as unidades de saúde dos assentamentos e foi implantado o Odontomóvel, que a princípio irá atender seis assentamentos na região do recôncavo.
*Editado por Solange Engelmann