Pauta do MST

Em encontro com presidente Lula, MST retoma agenda de negociações e reafirma luta contra as queimadas

Encontro com o presidente aconteceu em Brasília (DF), nesta quarta (18)
Dirigentes do MST se reúnem com Lula em Brasília. Foto: Ricardo Stuckert

Da Página do MST

Na manhã desta quarta-feira (18), representantes do MST realizaram um encontro com o presidente Lula em Brasília (DF). Na pauta, Ceres Hadich e João Paulo Rodrigues, da direção nacional do Movimento Sem Terra, retomaram a agenda de negociação do Movimento, organizada junto ao presidente na reunião que ocorreu em agosto na Granja do Torto, além de agendar reunião de trabalho para acompanhamento das demandas do MST.

Ainda como parte do diálogo com o presidente, o MST se colocou à disposição das ações do Governo Federal no combate às queimadas no país, a partir das iniciativas realizadas nos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária em todas as regiões do Brasil.

“Reafirmamos junto ao Lula a nossa preocupação com o momento que vive o nosso país, no que diz respeito ao meio ambiente e nos colocamos para contribuir com as iniciativas que o governo possa desenvolver no próximo período”, comentou João Paulo.

Dirigentes nacionais do MST, Ceres Hadich (à esquerda) e João Paulo Rodrigues (à direita), durante encontro com o presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Segundo o dirigente, o Movimento pontuou ainda o compromisso com o debate ambiental nas cidades onde o MST está organizado. “Destacamos ainda, junto ao nosso compromisso, que nenhum dos focos dos incêndios vem das áreas de Reforma Agrária”.

Enfrentamento aos agrotóxicos

O momento de diálogo com o presidente reforçou ainda a necessidade de acelerar as ações de enfrentamento ao avanço dos agrotóxicos no país. “Nós apresentamos nossa alternativa para essa situação que é o fortalecimento do uso de bioinsumos na agricultura brasileira, como forma concreta de enfrentar o uso de agrotóxicos e fortalecer a agricultura familiar e camponesa”.

O MST realizará ainda outras agendas de trabalho com o presidente e sua equipe de ministros para retomar outras pautas de negociação apresentada pelo Movimento.

*Editado por Solange Engelmann