AGROECOLOGIA

No Ceará, Cooperativa Central realiza II Fórum de Agroecologia e Certificação Orgânica 

II Fórum teve como objetivo avançar na certificação orgânica nos assentamentos de Reforma Agrária do Ceará
Foto: Setor de Produção MST

Por Aline Oliveira
Da Página do MST 

Nos dias 15 e 16 deste mês, a Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária do Ceará (CCA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), através da Secretaria Executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia, e com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizou o II Fórum Estadual de Agroecologia e Certificação Orgânica.

 O evento teve como objetivo reunir os grupos de produção orgânica do Sistema Participativo de Garantia (SPG) da Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária do Ceará (CCA) para discussão e formação em Agroecologia e Certificação Orgânica Participativa. O II Fórum aconteceu no Parque de Exposição da Expoece, na tenda do Portal da Agricultura Familiar, em Fortaleza, e parte da programação será realizada no Centro de Formação Frei Humberto, também na capital cearense.

Foto: Aline Oliveira

 A programação teve início com uma análise de conjuntura conduzida pelo Deputado Estadual Renato Roseno (PSOL), seguida de um debate sobre “Agroecologia e as Ações Socioambientais em Áreas de Reforma Agrária”, conduzido pelo setor de produção do MST. Na parte da tarde do dia 14, o tema “Legislação Orgânica Brasileira” foi abordado pelo professor Adriano Custódio, auditor fiscal do MAPA. A programação do dia 15 seguiu com um estudo sobre a certificação orgânica, os desafios enfrentados e o planejamento das ações do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC) para o próximo período. Cristina Feitosa, agrônoma e membro da executiva do setor de produção do MST, destaca a importância do evento para o avanço da certificação orgânica nos assentamentos de Reforma Agrária: “O fórum é um espaço deliberativo onde tomamos decisões sobre os desafios e os avanços, fazemos um balanço de como está o sistema e planejamos ações para fortalecer os grupos de produção orgânica. É uma oportunidade para reunir as famílias e avaliar o processo de organicidade do Sistema Participativo de Certificação, além de ser um espaço de formação para as famílias envolvidas na produção orgânica e agroecológica.”

Deputado Estadual Renato Roseno (PSOL) no II Fórum de Agroecologia e Certificação Orgânica 
Foto: Setor de Produção MST

 MST na Expoece 2024 

Parte da programação do II Fórum de Agroecologia e Certificação Orgânica acontece dentro do espaço da Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (EXPOECE), que ocorre de 10 a 17 de novembro no Parque de Exposições Governador César Cals, localizado na Avenida Sargento Hermínio Sampaio, Monte Castelo, em Fortaleza – CE. 

Foto: Aline Oliveira 

Além da realização do fórum, o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) também participa da exposição e venda de produtos oriundos dos assentamentos e acampamentos de Reforma Agrária, bem como das cooperativas regionais que carregam o selo da marca “Terra Conquistada”. Elissandra Moreira, assentada no assentamento Antônio Conselheiro, no município de Aracoiaba, é uma das expositoras. “Essa é a segunda vez que venho para a Expoece, e agradeço ao MST pela oportunidade. É um espaço para expor nossa produção e também para comercializar. Então, quem ainda não veio, venha nos visitar! Temos manga, caju, doces, castanhas e muito mais, tudo produto da Reforma Agrária, sem uso de agrotóxicos.

Foto: Setor de Produção MST