Resgatando cultura popular Sem Terra, MST realiza 12ª Cavalgada na região Sudoeste de SP

A atividade aconteceu no assentamento Pirituba, no município de Itaberá, e contou com uma programação cheia de artistas locais trazendo para animar a festa; Também marcou a comemoração dos 26 anos da Rádio Camponesa
Foto: Filipe Augusto Peres

Por Coletivo de Comunicação do MST em São Paulo
Da Página do MST

Ontem, dia 01 de dezembro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organizou a 12ª Cavalgada do MST na região Sudoeste. A atividade reforça o histórico de promoção de ações culturais que resgatam e mantêm viva a cultura popular camponesa em assentamentos rurais.

A atividade, que recebeu o nome de Festa da Cultura Camponesa, reuniu cerca de 2 mil pessoas e contou com 100 cavaleiros e amazonas. Foram oferecidos seis pratos da culinária da terra, onde foram vendidos 400 pratos de comidas típicas dos assentamentos da região, e 13 artistas regionais marcaram presença na animação e cantoria. A realização da atividade envolveu o empenho militante de 70 pessoas no total das equipes de trabalho, como infraestrutura, comunicação, culinária, mobilização, etc.

A Festa marcou ainda os 26 anos de atividades da Rádio Camponesa FM 96,7. A Camponesa é uma das três rádios mais antigas do organizadas pelo MST em áreas de Reforma Agrária, como estratégia de comunicação com a base e manutenção da cultura popular no campo.Também localizada no assentamento Pirituba, em Itaberá, promove o programa “Domingo Alegre”, o mais antigo da rádio, que é o momento da programação semanal que recebe artistas regionais para se apresentarem Ao Vivo no estúdio da rádio mostrando seus trabalhos e aproveitando o momento para contar histórias da comunidade.

Para Fernanda Ramos, da Direção Estadual do MST, “o dia foi repleto de atividades que demonstram a importante da Reforma Agrária não somente para manter viva a cultura dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo, mas também para demonstrar os frutos da Reforma Agrária, pois a gente conseguiu realizar uma mostra dos alimentos que são produzidos nos assentamentos, tanto os beneficiados quanto esses que a gente está oferecendo na culinária da terra. Então, quem veio de fora prestigiar a Festa pode não somente curtir a Festa, dançar vaneira, fazer uma cantoria, aproveitar a animação toda, mas também conhecer os trabalho que essas famílias fazem no dia-a-dia”.

A Festa da Cultura Camponesa foi promovida pela Associação Comunitaria de Comunicacao e Cultura dos Assentados da Pirituba (Acocap) com o apoio da Prefeitura Municipal de Itaberá, Instituto Federal de São Paulo e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Contou também com a parceria da Cooperativa Da Terra, Mandato do Deputado Estadual Simão Pedro (PT) e da Deputada Federal Juliana Cardoso (PT), da Cooperativa Copagri, Cânions Paulistas e Rede Sociotécnica.

Para acompanhar escutar a Rádio Camponesa 96,7 ao vivo, é possível baixar o aplicativo da rádio no celular e escutar de onde estiver. Acesso pelo link.

Confira algumas fotos

Foto: Filipe Augusto Peres
Foto: Filipe Augusto Peres
Foto: Filipe Augusto Peres
Foto: Filipe Augusto Peres
Foto: Filipe Augusto Peres
Foto: Filipe Augusto Peres
Foto: Filipe Augusto Peres

*Editado por Fernanda Alcântara