Resgatando cultura popular Sem Terra, MST realiza 12ª Cavalgada na região Sudoeste de SP
Por Coletivo de Comunicação do MST em São Paulo
Da Página do MST
Ontem, dia 01 de dezembro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organizou a 12ª Cavalgada do MST na região Sudoeste. A atividade reforça o histórico de promoção de ações culturais que resgatam e mantêm viva a cultura popular camponesa em assentamentos rurais.
A atividade, que recebeu o nome de Festa da Cultura Camponesa, reuniu cerca de 2 mil pessoas e contou com 100 cavaleiros e amazonas. Foram oferecidos seis pratos da culinária da terra, onde foram vendidos 400 pratos de comidas típicas dos assentamentos da região, e 13 artistas regionais marcaram presença na animação e cantoria. A realização da atividade envolveu o empenho militante de 70 pessoas no total das equipes de trabalho, como infraestrutura, comunicação, culinária, mobilização, etc.
A Festa marcou ainda os 26 anos de atividades da Rádio Camponesa FM 96,7. A Camponesa é uma das três rádios mais antigas do organizadas pelo MST em áreas de Reforma Agrária, como estratégia de comunicação com a base e manutenção da cultura popular no campo.Também localizada no assentamento Pirituba, em Itaberá, promove o programa “Domingo Alegre”, o mais antigo da rádio, que é o momento da programação semanal que recebe artistas regionais para se apresentarem Ao Vivo no estúdio da rádio mostrando seus trabalhos e aproveitando o momento para contar histórias da comunidade.
Para Fernanda Ramos, da Direção Estadual do MST, “o dia foi repleto de atividades que demonstram a importante da Reforma Agrária não somente para manter viva a cultura dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo, mas também para demonstrar os frutos da Reforma Agrária, pois a gente conseguiu realizar uma mostra dos alimentos que são produzidos nos assentamentos, tanto os beneficiados quanto esses que a gente está oferecendo na culinária da terra. Então, quem veio de fora prestigiar a Festa pode não somente curtir a Festa, dançar vaneira, fazer uma cantoria, aproveitar a animação toda, mas também conhecer os trabalho que essas famílias fazem no dia-a-dia”.
A Festa da Cultura Camponesa foi promovida pela Associação Comunitaria de Comunicacao e Cultura dos Assentados da Pirituba (Acocap) com o apoio da Prefeitura Municipal de Itaberá, Instituto Federal de São Paulo e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Contou também com a parceria da Cooperativa Da Terra, Mandato do Deputado Estadual Simão Pedro (PT) e da Deputada Federal Juliana Cardoso (PT), da Cooperativa Copagri, Cânions Paulistas e Rede Sociotécnica.
Para acompanhar escutar a Rádio Camponesa 96,7 ao vivo, é possível baixar o aplicativo da rádio no celular e escutar de onde estiver. Acesso pelo link.
Confira algumas fotos
*Editado por Fernanda Alcântara