Reforma Agrária
35º Encontro Estadual do MST no Ceará reúne 700 Sem Terra em Fortaleza
Por Coletivo de Comunicação do MST no Ceará
Da Página do MST
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Ceará realiza, entre os dias 19 e 22 de dezembro, seu 35º Encontro Estadual, que acontece no Clube COFECO, em Fortaleza. O evento reúne mais de 700 trabalhadores e trabalhadoras rurais oriundos das áreas de Reforma Agrária do Ceará.
Ao longo dos quatro dias de atividades, estão sendo debatidos temas com foco no avanço da Reforma Agrária Popular, como a conjuntura internacional, política, econômica e social, com ênfase na questão agrária, a produção de alimentos saudáveis, assembleia das mulheres, LGBTs, Juventude, a formatura da turma da Brigada Nacional Oziel Alves, além de exposição de produtos da Reforma Agrária e artesanatos e momentos culturais que fortalecem a organização do movimento e contribuem para o planejamento das ações no próximo período. O evento também se apresenta como um espaço de celebração da luta pela terra e de valorização da cultura camponesa.
Kelha Lima, dirigente nacional do MST, destaca a importância da realização do encontro na atual conjuntura: “Nosso encontro é esse espaço de celebrar, estudar e confraternizar com a nossa militância e nossa base. Também tem o objetivo de analisarmos a conjuntura nacional, internacional e agrária, projetarmos as próximas ações e fazermos um balanço político e organizativo do nosso movimento.”
Regina Costa, assentada da Reforma Agrária no assentamento Antônio Conselheiro em Ocara, destaca a importância de momentos de formação e trocas de experiencias “já participo dos encontros estaduais há 30 anos, e é sempre bom, é um espaço que permite trocas de experiencias, estudar sobre temas que influenciam direto e indiretamente a nossa vida no campo, nos nossos territórios, nos nossos assentamentos. Esse ano a gente tá fazendo as amostras das escolas, da produção dos nossos assentamentos, e isso facilita a nossa expansão em termos de articulação com outras regiões, outros assentamentos e acampamentos.
O encontro, que teve início na tarde da última quinta-feira, 19, segue até domingo, 22, com um ato político que contará com a presença de amigos e amigas do MST. Durante o encerramento, serão reafirmados compromissos coletivos com a luta pela terra e anunciadas propostas concretas para o fortalecimento da Reforma Agrária Popular no estado, apontando os próximos passos na construção de um Ceará mais justo e solidário.