Regional Recôncavo da Bahia realiza curso de formação política para fortalecer a luta popular

Durante 7 dias cerca de 60 militantes do MST na Bahia realizaram processo de formação política
Fotos: Clareana Graebner

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Entre os dias 11 e 18 de janeiro, aconteceu no Assentamento Nova Panema, localizado no município de Dias d’Ávila, o Curso de Formação Política da Regional Recôncavo do MST-BA. O curso reuniu cerca de 60 militantes de acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária da região. Sendo eles/elas direções de setores e brigadas, coordenações de assentamentos e acampamentos e presidências de associações.

Fotos: Clareana Graebner

A formação política ocupa um lugar central na construção do projeto popular e na luta pela Reforma Agrária Popular do MST, sendo uma tarefa essencial da organização. Para o movimento, esse processo é indispensável para elevar a consciência política da classe trabalhadora e fortalecer a luta por transformação social.  Durante a formação foi destacado a importância do curso nesse contexto histórico que exige a formação de novos quadros e o fortalecimento da organização política.

Para Vitor Passos, articulador político da regional Recôncavo, o curso desempenhou um papel fundamental ao trazer elementos que fortalecem a unidade da regional. “Esse curso preenche e desenvolve um papel fundamental que é agregar na regional um conjunto de coisas boas: esperança, conhecimento e unidade. Esses são os principais elementos que fortalecem a estrutura da Regional Recôncavo”.

Ele também destacou a relevância de projetar as ações do movimento para o próximo período. “O curso trouxe apontamentos importantes para mostrar que 2025 será um ano de retomada da organicidade interna dos acampamentos e assentamentos. Elevar o nível de consciência da classe trabalhadora é essencial, assim como estudar e analisar a sociedade brasileira no momento atual. Iniciar o ano com uma formação política é preparar a organização para encarar os novos desafios.”

Fotos: Clareana Graebner

A programação do curso incluiu debates e reflexões sobre temas centrais para a atuação política e social do MST, como: Análise de Conjuntura; Introdução à luta pela terra; A luta pela terra e o MST; O que é a Reforma Agrária Popular; Programa Agrário do MST; Agroecologia e os Assentamentos do MST; Reflorestamento e Produção de Alimentos; Relações de Gênero e Combate às Violências; Cooperativismo e Associativismo; Comunicação Popular e o MST.

Fotos: Clareana Graebner

A atividade reafirma o compromisso do MST em garantir a formação política como uma estratégia de luta e organização, fortalecendo a perspectiva de um projeto popular de transformação e a construção da Reforma Agrária Popular na Bahia e no Brasil.