Memorial
Acervo digital em memória das Ligas e Lutas Camponesas é lançado na Paraíba

Por Heloisa Oliveira
Para Página do MST
O Festival da Memória Camponesa começou agitado na manhã desta sexta-feira (14), em Sapé, na Paraíba, com uma série de lançamentos sobre a vida de Elizabeth Teixeira. Iniciando com a apresentação do grupo de cultura de Sapé, Casaca de Couro.
Ainda comovidas e comovidos com a energia do aniversário da lutadora do povo e defensora da Reforma Agrária, Elizabeth Teixeira, quem foi ao Memorial pode conferir o lançamento do Cordel, escrito por Juliana Soares, uma paraibana de Cabaceiras, que faz uma fusão de poesia e educação. O cordel é intitulado Elizabeth Altina Teixeira: 100 anos de vida e luta, e conta com ilustração de Rayane Braga.
Quem visitou o Memorial, também pôde conferir o Lançamento do acervo digital da Memória e Documentação das Ligas e Lutas Camponesas da Paraíba, organizado por Emília de Rodat Fernandes Moreira, autora do Projeto “Acervo das Ligas e Lutas Camponesas da Paraíba”, que comentou sobre a ideia de criação do acervo digital.


“A ideia surgiu quando, em uma das nossas idas à sede da Comissão Pastoral da Terra (CPT) em João Pessoa, identificamos a existência de um acervo físico de documentos e notícias de jornais, relativo à sua ação e à questão da terra no estado da Paraíba, organizados em escarcelas de cartolina e de plástico. Pensamos que, se pudéssemos transformar aquele material em um acervo digital, possivelmente garantiríamos não só sua conservação, mas, sobretudo, a preservação da memória da questão agrária paraibana aí inserida à ação da CPT e dos sujeitos e atores sociais dela partícipes”, disse Emília.
Muitas pessoas foram responsáveis pela organização dessa digitalização, entre elas, Irmã Marlene, Maria do Socorro Borges, Bárbara Zen, Thaís Peregrino, Weverton Elias S. Rodrigues, Alane da Silva Lima, Ana Laurentis, Kalyne Vieira, José Lourenço Molla, Jéssica Silva, Arthur Campelo, Emmanuel C. Clemente, Francisco Hélio Silva Vieira, Sayonnara S. Santos, Emanuelle Vitória da Silva, Gabriela F. Coelho e Rafaela Fernandes.
O Acervo Digital das Ligas e Lutas Camponesas da Paraíba pode ser conferido pelo link https://www.ligascamponesas.org.br/acervo/, onde o acervo pode ser conferido por pastas e por coleções.



Também foi relançado o livro “Eu marcharei na tua luta”: A vida de Elizabeth Teixeira, com organização de Lourdes Bandeira, Neide Miele e Rosa Maria Godoy Silveira.
Na tarde desta sexta (14), o Centenário da Memória Camponesa continua com a realização da Marcha da Memória Camponesa:
15h – Concentração da Marcha da Memória Camponesa – Praça da Comunidade Tradicional de Barra de Antas, com a presença da banda Manegrafia.
15:30h – Marcha (Caminhada)
16:00h – Chegada ao MLLC
16:10h – Mística de acolhimento no MLLC
16:30h – Convite para visita a exposição
16:50 h – Apresentação musical com Naldinho Freire
17:30h – Campanha pelo Tombamento do MLLC
18:00h – Coco de Roda Caiana dos Crioulos
15/02 (Sábado) – Feira da Agricultura Familiar Camponesa e ato político e cultural na Praça João Úrsulo (Praça de Eventos de Sapé), em Sapé.
10:00h – Abertura da Feira Cultural da Reforma Agrária, na Praça de eventos João Úrsulo (Praça de Eventos de Sapé), em Sapé, com a participação de Oliveira de Panelas e a violeira Soledade.
10:15H – Apresentação de Mestre Divinho
11:00H – Apresentação Edno Luna
12:00H – Pausa para Almoço
15:00H – Forró Três do Norte
17h05 – Banda Santa Cecília
19h- Encerramento com a cantora
*Editado por Solange Engelmann