Nota de Repúdio
Solidariedade à Escola de Samba Independentes de Boa Vista: O Carnaval é do povo!

Da Página do MST
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Espírito Santo (MST), vem a público manifestar sua solidariedade à Escola de Samba Independentes de Boa Vista. No último domingo (23) em Vitória, no Espírito Santo, a agremiação trouxe para o desfile uma homenagem ao fotógrafo internacionalmente reconhecido, Sebastião Salgado. Mas, a extrema direita capixaba resolveu atacar os membros da escola que ao contar a história do fotógrafo que retratou a realidade das inúmeras famílias de trabalhadores Sem Terra, capturada pelas lentes de Salgado em 1997.
Na organização do desfile, a ala “Terra” reuniu 40 militantes do MST, trabalhadores e trabalhadoras rurais capixabas que representaram a luta pela Reforma Agrária e a conexão do fotógrafo com as causas sociais. A homenagem se estendeu ao trabalho de Salgado na exposição “Terra”, um projeto que denunciou a desigualdade no campo e cujo acervo foi doado pelo artista para ajudar na construção da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP); um importante centro educacional do MST, de prestígio internacional.
Para nós, famílias Sem Terra, foi uma honra participar do desfile. Honra-nos ser rememorados na arte da fotografia, pelas mãos do respeitoso fotógrafo. O carnaval como manifestação cultural resgata a arte, a história, a memória e traz para o público por meio do enredo leituras de mundo cantadas em samba. É uma festa acima de tudo popular e pedagógica, que resiste às tentativas históricas de privatização e esvaziamento de seu significado. Em diversos estados do Brasil, como Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, o Movimento Sem Terra organiza blocos de carnaval, escolas de samba, baterias e diversas outras iniciativas. Este ano, nosso bloco em Olinda completará 25 anos de existência. Nesse marco, reafirmamos nosso compromisso com a defesa da alegria, com o povo ocupando as ruas em festa e em luta!
A extrema direita no Espírito Santo, que tem intensificado seus ataques ao MST, sem motivo público, ignora a importância da Reforma Agrária para o combate às mazelas sociais que assolam o estado. Durante a pandemia de COVID-19, doamos mais de 30 toneladas de alimentos produzidos por nós para famílias capixabas carentes. Ao todo, 450 famílias Sem Terra organizam a cadeia produtiva do café no estado, cultivado de forma cooperada, saudável e protegendo a natureza. Mantemos nossas escolas do campo, que asseguram educação para crianças, jovens e adultos para dezenas de munícipio.
Reafirmamos nosso compromisso com a defesa das manifestações culturais populares. Elas são expressão da luta do povo brasileiro na construção de seus valores. Agradecemos a Independentes de Boa Vista pela parceria e estendemos nossa solidariedade ao amigo de longa data, Sebastião Salgado. O carnaval pertence ao povo!
Viva o Carnaval!
Viva a Independentes de Boa Vista!
Viva Sebastião Salgado!
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), 26 de fevereiro de 2025.