Lutas Populares

Salvador lança Plebiscito Popular por Direitos da Classe Trabalhadora neste sábado (24)

Consulta à população será realizada em setembro deste ano e traz à tona temas essenciais para a vida do povo brasileiro

Por Giovanna Lemos
Da Página do MST

Movimentos sindicais, estudantis e populares realizarão, neste sábado (24), em Salvador, o lançamento do Plebiscito Popular 2025, uma mobilização nacional que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. O plebiscito nacional, que ocorrerá em setembro, tem como proposta a votação sobre duas questões principais: o fim da escala 6×1 — sem redução do salário mínimo — e a taxação dos super-ricos, com tributação para quem ganha mais de R$ 50 mil mensais, garantindo isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil.

O plebiscito é um mecanismo de participação democrática, previsto no Artigo 14 da Constituição e regulamentado pela Lei nº 9.709/1998, que permite que a população seja ouvida antes da formulação de leis. Desse modo, o conteúdo da legislação a ser implementada depende diretamente da vontade popular.

As pautas centrais do plebiscito buscam transformar um sistema que explora a vida da classe trabalhadora, que cumpre jornadas de seis dias consecutivos com apenas um dia de descanso. Esse modelo priva trabalhadores e trabalhadoras de viver plenamente, suprimindo o lazer e o tempo de qualidade em família. Além disso, exaure a população, impedindo-a de lutar por direitos e comprometendo sua saúde física e mental.

Outro ponto relevante é a defesa de uma reforma tributária justa, que estabeleça cobrança proporcional à riqueza dos mais ricos e redução de impostos para pessoas de baixa renda. O plebiscito popular amplia o debate público sobre questões fiscais e sociais, garantindo a participação direta da classe trabalhadora em decisões que impactam suas vidas.

O processo de construção do plebiscito fortalece a união entre os movimentos que defendem melhorias na qualidade de vida da classe trabalhadora. Em todo o Brasil, a iniciativa tem sido organizada, e cada estado articula-se para a execução do plebiscito, previsto para 7 de setembro de 2025.

“A proposta do Plebiscito Nacional foi apresentada ao governo federal nesta semana, em reunião com o ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral). Há convergência entre as pautas dos movimentos sociais, do governo federal e do parlamento, o que demonstra a concretude e o alinhamento com as demandas de mudança do povo brasileiro. Com o plebiscito, temos a oportunidade de transformar a vida de milhares de brasileiros e brasileiras”, afirma Lucinha do MST, Secretária Nacional de Movimentos Populares do Partido dos Trabalhadoras e Trabalhadores (PT), eleita Suplente de Deputada Estadual (PT) no estado da Bahia, liderança diretamente envolvida na mobilização.

Em Salvador, o ato de lançamento será aberto ao público e contará com a participação de diversos movimentos populares, que se organizam para ocupar as ruas neste sábado (24). Integrando uma mobilização nacional, o evento ocorrerá às 10h, na Praça da Piedade, região central da cidade.

*Editado por Fernanda Alcântara