Luto

Nota de pesar em memória de Gideone: uma vida dedicada à luta pela terra

Após 38 dias de resistência, Gideone falesceu; sua luta pela Reforma Agrária Popular segue viva em nossa organização.

Foto: Acervo Pessoal

Da Página do MST

Na noite de 22 de maio de 2025, faleceu o companheiro Gideone Sinfrônio, carinhosamente conhecido como “Sapato”, após 38 dias de internação na UTI do Hospital da Restauração, no Recife. Sapato foi brutalmente atropelado durante a Marcha pela Reforma Agrária, realizada no dia 15 de abril de 2025, e, desde então, enfrentava, com bravura, a luta pela vida.

Sua partida causa profunda dor e indignação entre todos nós que compartilhamos com ele a caminhada pela terra, pela justiça e pela dignidade. Gideone era um exemplo de resistência e solidariedade, acampado desde 2023 no Acampamento Barreirinha, situado nas terras da falida Usina Santa Teresa, pertencente ao Grupo João Santos, em Pernambuco.

A Usina Santa Teresa, há anos paralisada, é reivindicada integralmente para fins de Reforma Agrária. Mais de 3 mil famílias vivem hoje nestas terras, organizadas em nove acampamentos, entre eles o que acolheu Gideone, onde ele construiu sua trajetória de luta e esperança.

A morte de Gideone é resultado da violência histórica do latifúndio, que se mantém através de seus aparatos de repressão: programas como o Invasão Zero, milícias privadas e jagunços, instrumentos de medo, coerção e morte. Mas essa responsabilidade também recai sobre o Estado brasileiro, que segue inoperante frente ao que determina a Constituição: toda terra improdutiva deve ser desapropriada para fins de Reforma Agrária.

Se o Estado tivesse cumprido seu papel, a Usina Santa Teresa já estaria desapropriada por não cumprir sua função social e Gideone, ao invés de ser vítima dessa violência, estaria vivo, produzindo alimentos saudáveis para o povo brasileiro.

O assassinato do nosso companheiro não pode, e não vai, ficar impune. Exigimos do Estado brasileiro justiça: a punição do responsável por sua morte e medidas concretas contra a violência promovida pelo agronegócio em todo o país.

Seguiremos firmes na luta pela desapropriação das terras da Usina Santa Teresa e pela Reforma Agrária Popular, até que nenhuma família mais esteja sem terra e nenhuma terra permaneça sem cumprir sua função social.

Realizaremos o velório de Gideone na Escola Municipal IV Centenário de Goiana, situada na Rua do Tanquinho, s/n, no município de Goiana, Pernambuco. O sepultamento está previsto para o final da tarde de hoje.

Imagem: Comunicação do MST em Pernambuco

Gideone lutou até seus últimos instantes por um país sem latifúndios e sem fome. Sua memória permanecerá viva entre nós, alimentando a esperança e fortalecendo a resistência.

24 de maio de 2025
Direção Estadual do MST em Pernambuco