Questão Agrária
MST na Bahia realiza 2º Seminário Estadual de Educação, Agroecologia e Questão Ambiental
Atividade reúne educadores e educadoras das dez regionais organizadas pelo MST no estado da Bahia para estudar e discutir as questões ambientais

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST
Teve início na manhã desta segunda-feira (25), o 2º Seminário Estadual de Educação, Agroecologia e Questão Ambiental, reunindo cerca de 150 educadores/as, agricultores/as, gestores/as de escolas do campo e militantes do MST na Bahia. A atividade acontece na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, no Assentamento Agroecológico Jacy Rocha, em Prado/BA, e se estende até o dia 28 de agosto.
O encontro tem como objetivo aprofundar o debate sobre a questão ambiental e as falsas soluções propagadas pelo capital, além de fortalecer a construção de alternativas populares frente à crise ambiental. Entre elas, destacam-se a soberania alimentar, a defesa dos bens comuns da natureza e a consolidação da agroecologia como parte do Projeto Político Pedagógico das escolas de Acampamentos e Assentamentos, na perspectiva da Reforma Agrária Popular.
Segundo Sintia Paula, coordenadora do setor estadual de Educação do MST na Bahia, o seminário busca avançar na elaboração teórica e prática da agroecologia nas escolas do campo. “Queremos reforçar o papel das escolas dos acampamentos e assentamentos na transição agroecológica, estudando os biomas da Bahia, como a caatinga, mata atlântica e o cerrado, e compreendendo estratégias como o Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis do MST”, destacou.

A programação reúne momentos de estudo, análise de conjuntura, oficinas e intercâmbio de experiências, além de práticas agroecológicas voltadas para a realidade das escolas de Educação Básica nas áreas de Reforma Agrária.
Os temas abordados vão desde a questão ambiental e a mercantilização da natureza, passando pela pedagogia do movimento, agroecologia e educação politécnica, estudo dos biomas, feminismo e antirracismo na relação com a natureza, até práticas concretas com minicursos de produção de biofertilizantes, sistemas agroflorestais e hortas agroecológicas.
Além das mesas e minicursos, o evento também terá um sarau cultural e o lançamento dos livros Versos em Resistência, de Rosa Negra, e Crise Ambiental e os Negócios do Clima: uma Perspectiva Crítica Popular, de Andrei Cornetta.
O seminário é organizado pelo setor de Educação do MST na Bahia e pelo coletivo do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, com apoio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
*Editado por Fernanda Alcântara