Arte e Cultura

Teatro de Feira no Território da Reforma Agrária Popular

Venha para mais uma edição de Zoomakia na Comuna da Terra Irmã Alberta!

Foto: Sheyla Melo @sheshe_melo

Da Página do MST

O último final de semana de agosto foi intenso na capital paulista. A Comuna, que também é o espaço do Território Cultural Okaracy, foi preenchida por música, plantio, teatro, alimentos, cores, feira, intervenções e artesanato. Era a estreia de ‘Zoomakia – aventuras da dialética e suas metáforas botânicas no labirinto da criatividade’, espetáculo da Cia. Antropofágica que mobilizou o território em arte, alimentação, cultivo, teatro e feira.

A obra é uma aventura peripatética pelos labirintos da criatividade, inspirada em formas de diversão populares como parques, feiras e museus. Zoomakia aprofunda a pesquisa da companhia sobre o teatro de feira. Com um mosaico de estações cênicas em território rural, Zoomakia dialoga com a flora e fauna locais e se integra à Feira Popular Okaracy, que reúne alimentos orgânicos, livros, bazares, comidas, bebidas e intervenções artísticas populares. Assim, além da apresentação da Cia Antropofágica, a estreia de Zoomakia foi de dois dias de movimento, que se iniciaram com uma oficina de Baião de Dois com o artista e chef Cícero do Crato, famoso pela cantoria no grupo Encontros e Cantorias e também pelo delicioso Baião de Dois que faz sucesso em várias atividades na região da Grande São Paulo.

Foto: Sheyla Melo @sheshe_melo

A Cooperativa Terra e Liberdade e a APAIA, Associação de Produtores do Irmã Alberta, foram os responsáveis por trazer os alimentos da Reforma Agrária Popular. Richard Correia chegou cortando os cabelos da companheirada. Tivemos também o artesanato do ceramista Vito Fava e as bolsas da companheira Tairiny. O plantio de mudas semeou a permanência da atividade, que tem novas datas nos dias 20 e 21 de setembro, e o compromisso dos territórios da Reforma Agrária Popular com a natureza.

Gilmar Mauro, da Coordenação Nacional do MST, que também participou do plantio, ressaltou que plantar árvores é plantar cuidado e cuidar da terra comum. Para ele, a atividade ainda refletiu a importância da articulação entre a arte e a luta política. A atividade contou, por fim, com grande participação do Movimento de Moradia da Região Centro (MMCR) e do gabinete do vereador Nabil Bonduki.

Zoomakia – aventuras da dialética e suas metáforas botânicas no labirinto da criatividade vem mostrar que a luta pela terra não produz apenas alimento, mas também uma nova forma de entender o mundo. Compareça nas próximas edições! A próxima está marcada para o final de semana dos dias 20 e 21 de setembro.

20/09 – Sábado
Feira Popular: 14h às 20h
Sessões: 15h – Infância e Juventude | 17h e 19h – Adulta

21/09 – Domingo
Feira Popular: 13h às 19h
Sessões: 16h e 18h

Local:
Território Cultural Okaracy – Comuna da Terra Irmã Alberta
Rua Leonel Martiniano, 50 – Chácara Maria Trindade, São Paulo

Ingressos:
Gratuito em www.sympla.com.br/antropofagica ou retirada na bilheteira, uma hora antes da sessão.

Confira algumas fotos:

Fotos: Sheyla Melo @sheshe_melo

*Editado por Fernanda Alcântara