Educação

ENFF celebra 20 anos formando mestres para atuação política nos territórios no Programa TerritoriAL

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL) da ENFF inicia nova etapa de estudos.

Encerramento da disciplina de Metodologia em Geografia lecionada pelo professor Bernardo Mançano Fernandes

Por Equipe de Comunicação da Turma de Mestrado Ñande Reko
Da Página do MST

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL) criado em 2013 é fruto do movimento de reivindicação pela Educação do/no Campo em todos os níveis, engendradas pelos movimentos sociais na América Latina e Caribe na década de 90, sobretudo, com destaque para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Turma Ñande Reko (2025) do Programa de Pós-Graduação TerritoriAL | Foto: Comunicação e Memória do TerritoriAL

Em novembro de 2025, a ENFF realizou a 2ª etapa do tempo universidade do Programa de Pós-Graduação TerritoriAL, ofertando para o mestrado e doutorado cinco disciplinas. A disciplina Economia Política e Trabalho, lecionada pelo professor Paulo Roberto Raposo Alentejano (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ), mais conhecido como Paulinho Chinelo, ocorreu na primeira semana e, por isso, leva como memória da turma um chinelo com os nomes dos militantes educandos deste período.

Imagem 2 – Paulo Alentejano na finalização do Tempo Universidade na ENFF.

Paulo Alentejano na finalização do Tempo Universidade na ENFF | Foto: Foto: Comunicação e Memória do TerritoriAL

Nesta semana, entre os dias 10 e 14 de novembro, as turmas de mestrado estão participando da disciplina Cultura, Identidade e Organização Social, ministrada pelas docentes Silvia Beatriz Adoue (UNESP) e Andrea Francine Batista (Universidade Federal do Paraná – UFPR), que iniciaram a disciplina com dinâmicas sobre o universo e as sociedades de abundância.

Dinâmica sobre o Eclipse na disciplina da disciplina Cultura, Identidade e Organização Social. | Foto: Comunicação e Memória do TerritoriAL

Nas próximas semanas, serão desenvolvidas as disciplinas Categorias Geográficas e Cartografia para a Análise do Território, com o professor José Gilberto de Souza (UNESP); Políticas Públicas e Práticas de Saúde, com as professoras Maria Rita Marques de Oliveira e Ana Lúcia de Jesus Almeida; e, por fim, Relação Campo-Cidade e Movimentos Socioterritoriais, com o professor José Sobreiro Filho (Universidade de Brasília – UnB).

As disciplinas são tão importantes quanto o trabalho militante e as místicas, que alimentam a alma, reavivam a luta, reafirmam os princípios da caminhada e fortalecem os sujeitos coletivos e movimentos.

Na última mística, elaborada pelo Núcleo de Base Esperança Garcia, abordou-se a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 a 2030 (COP-30), por meio de uma análise crítica do evento, que veta a participação dos povos para tomada de decisões, apresentando falsas soluções frente ao cenário de aprofundamento das desigualdades no campo e na cidade, da mercantilização da natureza e do avanço do capital financeiro rumo aos territórios como fronteiras de expansão, ampliação e espoliação do modelo capitalista.

Mística realizada pelo NB Esperança Garcia do Mestrado TerritoriAL. | Foto: Comunicação e Memória do TerritoriAL

Em abril de 2025 a Escola Nacional Florestan Fernandes realizou a primeira etapa do tempo universidade do Programa de Pós-Graduação TerritoriAL ofertando disciplinas para o Mestrado e Doutorado.

Turmas de Mestrado (2024; 2025) e Doutorado (2024; 2025) | Foto: Comunicação e Memória do TerritoriAL

O programa é uma associação entre a Via Campesina, ENFF e  Universidade Estadual Paulista –  Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI-Unesp) que, através da Pedagogia da Alternância, entende a educação como dimensão essencial para o desenvolvimento territorial. Recordamos que as inscrições para o Mestrado e Doutorado estão abertas até dia 21 de novembro de 2025, clicando aqui.

*Editado por Leonardo Correia.