Programação de Abril

Jornada do MST marca 30 anos do Massacre de Eldorado do Carajás com marcha e celebra 20º anos do Acampamento Oziel Alves

Marchas, ações e acampamento em defesa da Reforma Agrária Popular serão realizados em memória dos mártires do Abril de Lutas do MST

Acampamento Pedagógico da Juventude em 2016, na Curva do S. Foto: Eriuz Tiaraju

Acampamento Pedagógico da Juventude em 2016, na Curva do S. Foto: Eriuz Tiaraju

Por Comunicação Sem Terra Pará
Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza, ao longo do mês de abril de 2026, sua tradicional Jornada de Lutas, que neste ano ganha um caráter histórico ao marcar os 30 anos do Massacre de Eldorado do Carajás e a realização do 20º Acampamento Pedagógico da Juventude Sem Terra Oziel Alves, que terá a participação de 500 jovens vindos dos estados do Maranhão, Tocantins, Roraima e Pará.

Como parte central da programação, será realizada a marcha “A voz pela vida calará a ambição: por Reforma Agrária Popular e em memória dos 30 anos do Massacre de Eldorado do Carajás.” A marcha terá partida do município de Curionópolis até a Curva do S, em Eldorado do Carajás, e será transmitida pela Rádio Web Liberdade.

O Massacre de Eldorado do Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996, no sudeste do Pará, resultou no assassinato de 21 trabalhadores rurais Sem Terra durante uma ação policial. Três décadas depois, o episódio segue como símbolo da violência no campo e da luta permanente por justiça e Reforma Agrária no Brasil.

Neste contexto, a Jornada Nacional de Lutas acontece em todo o Brasil, em vários estados, reafirmando a importância da memória como instrumento de resistência. As atividades incluem marchas, atos políticos, ações solidárias, ocupações e iniciativas de formação, que buscam dialogar com a sociedade sobre a urgência de um modelo de desenvolvimento baseado na justiça social, na soberania alimentar e na agroecologia.

O Acampamento tem o papel de formação e organização da juventude Sem Terra e debaterá questões relacionadas ao projeto de Reforma Agrária Popular do MST, assim como oficinas, atividades de música, artes, exposição fotográfica e mostra de cinema.

Para o MST, a Jornada de Lutas de 2026 reforça o compromisso com a luta por direitos, mantendo viva a memória dos que tombaram e fortalecendo a organização popular.

Programação da Jornada do MST no Pará:

Acampamento Pedagógico da Juventude Sem Terra “Oziel Alves Pereira”
De 10 a 17 de abril de 2026, Curva do S, Eldorado do Carajás
Local: BR-155 – km 255, Eldorado do Carajás

Ato em memória de Frei Henri
12 de abril de 2026
Local: assentamento Frei Henri, PA-275, Curionópolis.
Hora: 9h

Marcha “A voz pela vida calará a ambição: por Reforma Agrária Popular e em memória dos 30 anos do Massacre de Eldorado do Carajás”
Trajeto: Curionópolis a Curva do S.
Saída dia 13/04 do assentamento Frei Henri.
Período: 13 a 17 de abril de 2026.

Ato Político Religioso na Curva do S e lançamento da campanha para construção do monumento “Memorial do Massacre de Eldorado do Carajás” em homenagem à memória dos Mártires de Abril
17 de abril de 2026, Curva do S
Hora: 9h
Local: BR-155 – km 255, Eldorado do Carajás