Categoria Galerias de Imagens

Haddad visita Assentamento Pirituba em São Paulo

O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, em visita ao sudoeste paulista no dia 24 de Setembro, esteve nas diversas agrovilas do Assentamento Pirituba, onde conheceu as experiências das escolas Terezinha De Moura e Franco Montoro, deu entrevista na Rádio Camponesa e participou da colheita de trigo e do plantio de feijão orgânico na Sede Regional do MST. A visita terminou com uma plenária da que participaram organizações, lideranças e militância da região.

Experiências de Alfabetização do MST

Para o MST, a alfabetização, tanto de crianças quanto de jovens e adultos, traz esperança e aprendizado para educandos e educadores das áreas de reforma agrária. Confira algumas fotos das ações construídas para romper as cercas da desigualdade a partir das letras e das palavras.

Alfabetização e Agroecologia na Zâmbia

Baseada no método Ler, Falar e Escrever as Palavras e o Mundo, a Campanha de Alfabetização e Agroecologia Fred M’membe, coordenada pela Brigada Internacionalista do MST Samora Machel e pelo Partido Socialista (SP), ocorre em três províncias da Zâmbia: Lusaka, Eastern e Western. O objetivo é alfabetizar trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade na língua oficial do país, o Inglês. A ênfase em agroecologia é parte do esforço em promover uma melhoria na vida da população mais pobre por meio da alimentação saúdavel e geração de renda.

Bicicletas para Zâmbia

A Campanha Bicicletas para Zâmbia realizou a distribuição de 100 bicicletas novas para todos os professores e professoras voluntários na Campanha de Alfabetização nas províncias de Western, Eastern e Lusaka. A Campanha de Alfabetização acontece como ação internacionalista da Jornada de Educação Paulo Freire que o MST constrói no ano do centenário do grande educador brasileiro.

Arte Homenagem a Paulo Freire

Neste ano do Centenário de Paulo Freire, diversas são as homenagens que o MST tem realizado para trazer a memória do patrono da educação brasileira. Ressaltando a importância de suas ideias e práticas educativas, Paulo Freire, que sempre esteve presente nos espaços do MST, ganha materialidade com bustos da imagem do pensador para que sua memória seja lembrada.

Campanha de Alfabetização na Zâmbia

Com o objetivo de alfabetizar 2.000 trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade na língua oficial do país, o Inglês, a Campanha foi iniciada nesse mês de maio. Inspirada no método Freiriano a Campanha de Alfabetização e Agroecologia Fred M’membe é coordenada pela Brigada Internacionalista do MST Samora Machel e pelo Partido Socialista (SP)

Sem Terrinha fazendo arte com Paulo Freire

O pensador Paulo Freire defendia que a educação é feita com o povo, com os oprimidos ou com as classes populares – por cada um de nós, não importando a idade. E no sentido de envolver a todos e todas nas atividades que celebram os cem anos deste grande educador do povo, o MST tem desenvolvido práticas nos assentamentos e acampamentos, com o objetivo de proporcionar às crianças conhecerem, estudarem e se aproximarem da história de Paulo Freire.

Haiti, Formação em Comunicação Popular

Brigada Internacionalista Jean Jaques Dessalines - De 12 a 24 de abril 2021, no Centro de Formação e Experimentação Agroecológica do Movimento Tèt Kole Ti Peyizan, ocorreu a primeira etapa do Curso de Formação em Comunicação Popular, com a participação de representantes de diferentes comunidades. As temáticas desta primeira etapa passaram pela história do Haiti, educação e comunicação popular, cultura e trabalho de base.

Especial Centenário Paulo Freire

Declarado em 2012 o patrono da educação brasileira, por meio da Lei 12.612, devido à importância nacional e internacional de suas ideias e prática educativa, Paulo Freire desejava unir pessoas, povos e instituições em torno de uma educação humanizadora, transformadora e emancipadora.

2° Encontro Nacional dos Educadores e Educadoras da Reforma Agrária

Mais de 1500 pessoas se reuniram em Luziânia, Goiás, durante o 2° Encontro Nacional de Educadores e Educadores da Reforma Agrária (Enera), para debater o atual momento da educação pública brasileira. Foram cinco dias de fóruns, rodas de conversa, debates e exposições que consolidaram o encontro como um espaço de articulação entre os trabalhadores da educação na disputa de um projeto que garanta a formação dos sujeitos nas diferentes dimensões humanas, numa perspectiva de libertação e transformação.