Educadoras e educadores das escolas de assentamentos da Reforma Agrária se reúnem para celebrar os 40 anos da Educação no MST e estudar a conjuntura nacional e estadual da educação
O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, em visita ao sudoeste paulista no dia 24 de Setembro, esteve nas diversas agrovilas do Assentamento Pirituba, onde conheceu as experiências das escolas Terezinha De Moura e Franco Montoro, deu entrevista na Rádio Camponesa e participou da colheita de trigo e do plantio de feijão orgânico na Sede Regional do MST. A visita terminou com uma plenária da que participaram organizações, lideranças e militância da região.
Para o MST, a alfabetização, tanto de crianças quanto de jovens e adultos, traz esperança e aprendizado para educandos e educadores das áreas de reforma agrária. Confira algumas fotos das ações construídas para romper as cercas da desigualdade a partir das letras e das palavras.
Baseada no método Ler, Falar e Escrever as Palavras e o Mundo, a Campanha de Alfabetização e Agroecologia Fred M’membe, coordenada pela Brigada Internacionalista do MST Samora Machel e pelo Partido Socialista (SP), ocorre em três províncias da Zâmbia: Lusaka, Eastern e Western. O objetivo é alfabetizar trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade na língua oficial do país, o Inglês. A ênfase em agroecologia é parte do esforço em promover uma melhoria na vida da população mais pobre por meio da alimentação saúdavel e geração de renda.
A Campanha Bicicletas para Zâmbia realizou a distribuição de 100 bicicletas novas para todos os professores e professoras voluntários na Campanha de Alfabetização nas províncias de Western, Eastern e Lusaka. A Campanha de Alfabetização acontece como ação internacionalista da Jornada de Educação Paulo Freire que o MST constrói no ano do centenário do grande educador brasileiro.
Neste ano do Centenário de Paulo Freire, diversas são as homenagens que o MST tem realizado para trazer a memória do patrono da educação brasileira. Ressaltando a importância de suas ideias e práticas educativas, Paulo Freire, que sempre esteve presente nos espaços do MST, ganha materialidade com bustos da imagem do pensador para que sua memória seja lembrada.
Com o objetivo de alfabetizar 2.000 trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade na língua oficial do país, o Inglês, a Campanha foi iniciada nesse mês de maio. Inspirada no método Freiriano a Campanha de Alfabetização e Agroecologia Fred M’membe é coordenada pela Brigada Internacionalista do MST Samora Machel e pelo Partido Socialista (SP)
O pensador Paulo Freire defendia que a educação é feita com o povo, com os oprimidos ou com as classes populares – por cada um de nós, não importando a idade. E no sentido de envolver a todos e todas nas atividades que celebram os cem anos deste grande educador do povo, o MST tem desenvolvido práticas nos assentamentos e acampamentos, com o objetivo de proporcionar às crianças conhecerem, estudarem e se aproximarem da história de Paulo Freire.
Brigada Internacionalista Jean Jaques Dessalines - De 12 a 24 de abril 2021, no Centro de Formação e Experimentação Agroecológica do Movimento Tèt Kole Ti Peyizan, ocorreu a primeira etapa do Curso de Formação em Comunicação Popular, com a participação de representantes de diferentes comunidades. As temáticas desta primeira etapa passaram pela história do Haiti, educação e comunicação popular, cultura e trabalho de base.
Declarado em 2012 o patrono da educação brasileira, por meio da Lei 12.612, devido à importância nacional e internacional de suas ideias e prática educativa, Paulo Freire desejava unir pessoas, povos e instituições em torno de uma educação humanizadora, transformadora e emancipadora.
Mais de 1500 pessoas se reuniram em Luziânia, Goiás, durante o 2° Encontro Nacional de Educadores e Educadores da Reforma Agrária (Enera), para debater o atual momento da educação pública brasileira. Foram cinco dias de fóruns, rodas de conversa, debates e exposições que consolidaram o encontro como um espaço de articulação entre os trabalhadores da educação na disputa de um projeto que garanta a formação dos sujeitos nas diferentes dimensões humanas, numa perspectiva de libertação e transformação.