BibliotecaDOUTORADO – O discurso jornalístico e o processo de marginalização social do Exército Zapatista de Libertação Nacional e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Das práticas educativas dos Movimentos Sociais do Campo às Políticas Públicas: tramas e artimanhas pela Educação do Campo19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Entre ficar e sair: uma etnografia da construção social da categoria jovem rural19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Trajetória teórico-metodológica da geografia agrária brasileira: a produção em periódicos científicos de 1939 – 200919 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – A luta pela terra e o poder político da comunidade frente à ordem política vigente: o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, no Brasil, e a Confederación Sindical Única de Trabajadores Campesinos de Bolívia19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Dinâmicas regionais do desenvolvimento rural e estilos de agricultura familiar: uma análise a partir do Rio Grande do Sul19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Eficiência de produção segundo diferentes mecanismos de acesso à terra na reforma agrária brasileira19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Aquilombamento no Maranhão: um rio grande de (im)possibilidades19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Movimentos Socioterritoriais: uma contribuição conceitual à pesquisa geográfica19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Questão agrária e hegemonia: o pré-assentamento como campo de batalha entre a alienação e a emancipação19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Conflitos agrários: negociação e resistência dos trabalhadores rurais em Governador Valadares no Vale do Rio Doce (1950-1964)19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – A revista Veja e a invenção do ‘MST terrorista’: um estudo sobre a cultura da opressão no Brasil pós 11 de setembro19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – “Juventude que ousa lutar!”: trabalho, educação e militância de jovens assentados do MST19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Os jovens agricultores e seus projetos profissionais: um estudo de caso no bairro de Escadinhas, Feliz/RS19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Conflitos ambientais e significados sociais em torno da expansão da silvicultura de eucalipto na “metade sul” do Rio Grande do Sul19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Questão agrária e territórios em disputa: embates políticos entre agronegócio e agricultura camponesa/familiar – década de 200019 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Política Educacional e Educação do Campo: um estudo de caso no assentamento de reforma agrária – Glória – município de Pedras Altas/RS Rosa19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – O MST em Querência do Norte/PR: da luta pela terra à luta na terra19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – A organização do trabalho pedagógico da educação do campo gestada em salas anexas, no distrito de Vila Aparecida, município de Cáceres/MT19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Sequestro florestal de carbono no Brasil – Dimensões políticas, socioeconômicas e ecológicas19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Lavradores, trabalhadores agrícolas, camponeses: os comunistas e a constituição de classes no campo19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Relativismo e Escolanovismo na formação do educador: uma análise Histórico-Crítica da Licenciatura em Educação do Campo19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – As contradições e as possibilidades de construção de uma educação emancipatória no contexto do MST19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Crítica à produção do conhecimento sobre a educação do campo no Brasil: teses e antíteses sobre a educação dos trabalhadores no início do século XXI19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – O limite da política no embate de projetos da educação do campo19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Ciberdemocracia e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: práticas comunicacionais no terreno da esfera pública virtual19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Do fundo daqui – Luta política e identidade quilombola no Espírito Santo19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – A escola ativa como semeadora dos sonhos nas turmas multianuais: representações das(os) professoras(es) da Microrregião de Mossoró/RN19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Formação de professores e demandas dos movimentos sociais: a universidade necessária19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Políticas Públicas de Educação para Assentados da Reforma Agrária – O Caso do PRONERA Saúde na Transamazônica19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – A alfabetização como instrumento de trabalho e luta na zona rural19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Os impactos do agronegócio dos agrocombustíveis sobre o campesinato em Goiás19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Os impactos socioterritoriais no Assentamento Rural Padre Josimo I e II e no município de Cristalândia-TO e Entorno19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – O processo de formação dos acampamentos e seus impactos no desenvolvimento dos assentamentos de reforma agrária na região norte fluminense19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Contribuições do diálogo de saberes à educação profissional em agroecologia no MST: desafios da educação do campo na construção do projeto popular19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – A expansão da monocultura de eucalipto no noroeste fluminense e seu potencial para a geração de conflitos socioambientais19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Formação de educadores militantes no MST: a experiência do curso Pedagogia da Terra na UNIOESTE/PR19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – As tramas da des(re)territorialização camponesa: a reinvenção do território veredeiro no entorno do Parque Nacional Grande Sertão-Veredas, Norte de Minas Gerais19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – O Modelo de reforma agrária de mercado do Banco Mundial em questão: o debate internacional e o caso brasileiro19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – O sistema agroindustrial do leite na região de Presidente Prudente/SP19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Assentamento Emiliano Zapata: trajetória de lutas de trabalhadores na construção do MST em Uberlândia e Triângulo Mineiro (1990-2005)19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – O território e os processos da construção camponesa: Bacia Leiteira de Aquidauana e Assentamento Monjolinho na produção de leite19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Analisando as tensões entre produção agrícola e conservação ambiental no contexto dos assentamentos de reforma agrária, Campos dos Goytacazes – RJ19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – As metamorfoses da agricultura familiar: o caso do município de Iporã d’Oeste – Santa Catarina19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Organizações e a Lei de Ferro das Oligarquias: um estudo sobre os assentamentos rurais de reforma agrária19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Amaciando a terra – o Projeto Casulo: um estudo sobre a política educacional dos projetos de colonização do Norte de Mato Grosso19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Potencialidades e barreiras para a adoção do Programa de Aquisição de Alimentos por Assentados de Reforma Agrária no Norte Fluminense19 de maio de 2021
BibliotecaEducação, terra e liberdade: princípios educacionais do MST em perspectiva histórica19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – A materialidade da Educação do Campo e sua incidência nos processos formativos que a sustentam: uma análise acerca do curso de Pedagogia da Terra na UNIOESTE19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Formação e práxis dos professores de escolas de assentamentos: a experiência do MST no Espírito Santo19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – O cotidiano pedagógico de professores e professoras em uma escola de assentamento do MST: limites e desafios19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Projeto histórico socialista e a escola do MST: Possibilidade-Realidade frente ao Projeto Histórico Capitalista19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Educação no campo: Mobral no meio rural de Uberlândia/MG (1970-1985)19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Sem Terra aprende e ensina: Um estudo sobre as práticas educativas e formativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – 1979-199819 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – MST e a proposta de formação humana da Escola Nacional Florestan Fernandes para a classe trabalhadora: uma síntese histórica19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Transição agroecológica em Rondônia : a Associação dos Produtores Alternativos de Ouro Preto do Oeste19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Assentamento Trinta de Maio: ações e contradições entre educação e trabalho em uma cooperativa de produção agropecuária19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Multiculturalismo em ação: o laboratório da política de regulação dos territórios quilombolas no Rio Grande do Sul19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Projeto de assentamento dirigido Anauá e suas implicações socioambientais no sul do estado de Roraima19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – A questão agrária brasileira em debate (1958-1964): as perspectivas de Caio Prado Júnior e Alberto Passos Guimarães19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Comércio solidário na prática: o Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Análise dos processos de diversificação produtiva, social e organizacional no Assentamento Trinta de Maio, Charqueadas-RS19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Territorialidade quilombola: o direito étnico sobre a terra na comunidade de Rincão dos Martimianos – RS19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Mercados e reprodução social: um estudo comparativo entre agricultores ecologistas e não ecologistas de Ipê-RS19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Evasão e rotatividade em assentamentos rurais no Rio Grande do Sul19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – MST e desenvolvimento local: uma experiência do assentamento Conquista na Fronteira/SC19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Sementes e saberes…Trocas e aprendizados com a cultura Guarani e a agroecologia19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – A experiência sem terra: uma abordagem antropológica sobre a vida no acampamento19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Representações e práticas socioambientais: o caso dos agricultores ecologistas da AECIA19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária: o caso do curso “Pedagogia da Terra” da Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres/MT19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Limites e possibilidades do ensino de agroecologia: um estudo de caso sobre o currículo do curso técnico agrícola da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul/SC19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Narrativa histórica, etnografia e reforma agrária em um assentamento rural19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Agricultura familiar, segurança alimentar e políticas públicas: uma análise a partir da produção de autoconsumo no território do Alto Uruguai/RS19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – A obra de José de Souza Martins e a reforma agrária no Brasil: uma leitura sociológica19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Os espaços públicos de participação na elaboração de políticas públicas: O caso do Conselho Estadual de Segurança Alimentar do Rio de Janeiro19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Devo não nego, pago quando puder: entendendo a inadimplência no assentamento Rural Casa Altas, Seropédica/RJ19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – A mística de tornar-se jovem no MST – a experiência do I Curso de Realidade Brasileira para jovens do meio rural /199919 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – O município da gestão de políticas locais de segurança alimentar e nutricional19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Guaxindiba/RJ: seria um caso de periferia urbana com identidades rurais?19 de maio de 2021
BibliotecaMESTRADO – Seguro agrícola subsidiado no Rio Grande do Sul: análise de uma experiência em política pública para a agricultura familiar19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Discussões socioambientais na Amazônia oriental: uma reflexão sociológica a partir da agricultura familiar no sudoeste do Pará19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Certificação participativa e regimes de propriedade intelectual19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Critérios de avaliação de qualidade e a consolidação de assentamentos de reforma agrária no Brasil: a experiência do “Programa de Consolidação e Emancipação (auto-suficiência) de assentamentos resultantes de reforma agrária – PAC”19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Pobreza e exclusão feminina nos territórios do agronegócio: o caso de Cruz Alta/RS19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – A conformação das políticas agrícola e agrária brasileiras ao contexto de globalização financeira19 de maio de 2021
BibliotecaDOUTORADO – Expansão do capitalismo na Amazônia Norte Mato-Grossense: a mercantilização da terra e da escola19 de maio de 2021