Apresentação

Os aromas de mais um março se aproximam, repletos de lutas, muita mística, resistência e esperança de um novo tempo… Entre os dias 6 e 8 de março acontece a Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra 2023, com o lema: o agronegócio lucra com a fome e a violência. Por Terra e democracia, mulheres em resistência!

Neste março, a centralidade das lutas e denúncias focam no problema da fome no Brasil, da violência e da destruição da natureza – as mais cruéis faces do agro-golpe-tóxico-negócio.

As camponesas também denunciam as diversas formas de violências patriarcal e racial, que atingem as pessoas em condições de vulnerabilidade e o avanço nos casos de feminicídio, assassinatos LGBTIfóbicos e suicídios no campo.

O capital no campo, personificado no agronegócio violento, tem criado laços estreitos e perigosos com o neofascismo, crescente na sociedade brasileira. Nesse sentido, as mulheres Sem Terra, seguem em luta e resistência por terra, para dela cuidar e produzir alimentos saudáveis e por democracia. Na defesa da Reforma Agrária Popular e soberania alimentar, na construção de relações humanas emancipadas, livres de todas as formas de violência.


Fotos


Vídeos


Últimas notícias

Sementes Marias, Mahins, Margaridas: as mulheres e as lutas de resistência

A coluna deste abril traz um balanço das Jornadas de Luta das Mulheres Sem Terra e um histórico do protagonismo feminino nas lutas, apagadas pelo patriarcado, mas não silenciadas

Contra exploração sexual, mulheres Sem Terra ocupam latifúndio em Goiás

Ação cobra que fazenda utilizada para tráfico humano e exploração sexual seja destinada para Reforma Agrária

MST pede fim da pulverização de agrotóxicos e reforço da produção de alimentos no MA

Mais de 300 mulheres participaram da entrega de documento ao vice-governador do estado

Marcha pela vida das mulheres e pela Agroecologia

No dia Nacional de Conscientização das Mudanças do Clima, mulheres do campo e da cidade, ocuparam às ruas de Montadas (PB)

Começa no próximo sábado (25/03) as visitas à Escola Nacional Florestan Fernandes

A temática dá continuidade às atividades do #8M, com a presença do setor de gênero do MST e da Marcha Mundial das Mulheres

Jornada das Mulheres Sem Terra no PR reúne 600 camponesas em marcha, partilha e cultura

Durante o encontro, camponesas se uniram em luta com mulheres urbanas, a partir da Articulação Despejo Zero

+ NOTÍCIAS


Para Baixar!