Com o lema da “Solidariedade Sem Terra”, o MST tem construído uma agenda nacional de ações contra a fome, em conjunto com diversos movimentos, organizações, entidades e parceiros.
Para além da doação de alimentos e mutirões de solidariedade, as iniciativas tem buscado dialogar com o conjunto da sociedade sobre o desmonte das políticas de subsistência promovidos pelo governo Bolsonaro e os desafios de superá-los enquanto força popular.
Como parte desse processo, até o próximo dia 10 de janeiro de 2023, o MST promove doações de alimentos por todo o Brasil, e várias outras iniciativas de solidariedade por meio da Campanha Natal Sem Fome e Solidário. O Natal Sem Fome e Solidário dá continuidade às ações do MST que, desde 2020, já distribuiu pelo menos 8,2 mil toneladas de alimentos e mais de 2,3 milhões de marmitas para famílias em situação de fome e insegurança alimentar.
Da plenária da Assembleia Legislativa do Paraná às telas do cinema, o projeto Marmitas da Terra vem ganhando espaço no debate do acesso a alimentação saudável, agroecologia e cozinhas comunitárias como soluções para o problema da fome no Brasil