Apresentação
Declarado em 2012 o patrono da educação brasileira, por meio da Lei 12.612, devido à importância nacional e internacional de suas ideias e prática educativa, Paulo Freire desejava unir pessoas, povos e instituições em torno de uma educação humanizadora, transformadora e emancipadora.
Nascido em 1921, no Pernambuco, onde desde cedo percebeu as dificuldades de sobrevivência das classes oprimidas, ou seja, dos trabalhadores. Em 2021 comemoramos o Centenário de Paulo Freire, que dedicou sua vida e obra na construção de uma educação libertadora para os povos oprimidos.
O legado de Paulo Freire segue inspirando os movimentos populares do Brasil e da América Latina na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, para a emancipação popular e construção de um mundo sem opressores e oprimidos e com justiça social.
Neste Especial você encontra diversas informações e conteúdo sobre a comemoração do Centenário de Paulo Freire. Acompanhe e venha construir com os trabalhadores e trabalhadoras do MST o projeto de Reforma Agrária Popular e Educação Popular para a libertação dos povos.
Linha do Tempo
Fotos
Para o MST, a alfabetização, tanto de crianças quanto de jovens e adultos, traz esperança e aprendizado para educandos e educadores das áreas de reforma agrária. Confira algumas fotos das ações construídas para romper as cercas da desigualdade a partir das letras e das palavras.
Baseada no método Ler, Falar e Escrever as Palavras e o Mundo, a Campanha de Alfabetização e Agroecologia Fred M’membe, coordenada pela Brigada Internacionalista do MST Samora Machel e pelo Partido Socialista (SP), ocorre em três províncias da Zâmbia: Lusaka, Eastern e Western. O objetivo é alfabetizar trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade na língua oficial do país, o Inglês. A ênfase em agroecologia é parte do esforço em promover uma melhoria na vida da população mais pobre por meio da alimentação saúdavel e geração de renda.
A Campanha Bicicletas para Zâmbia realizou a distribuição de 100 bicicletas novas para todos os professores e professoras voluntários na Campanha de Alfabetização nas províncias de Western, Eastern e Lusaka. A Campanha de Alfabetização acontece como ação internacionalista da Jornada de Educação Paulo Freire que o MST constrói no ano do centenário do grande educador brasileiro.
Neste ano do Centenário de Paulo Freire, diversas são as homenagens que o MST tem realizado para trazer a memória do patrono da educação brasileira. Ressaltando a importância de suas ideias e práticas educativas, Paulo Freire, que sempre esteve presente nos espaços do MST, ganha materialidade com bustos da imagem do pensador para que sua memória seja lembrada.
Com o objetivo de alfabetizar 2.000 trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade na língua oficial do país, o Inglês, a Campanha foi iniciada nesse mês de maio. Inspirada no método Freiriano a Campanha de Alfabetização e Agroecologia Fred M’membe é coordenada pela Brigada Internacionalista do MST Samora Machel e pelo Partido Socialista (SP)
Vídeos
Últimas notícias
Downloads
© MST 2021 – Todos os direitos reservados