Título de Personalidade do Ano de 1996.
Prêmio Título de Personalidade do Ano de 1996. Pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (RJ) ao MST, primeiro a uma organização social. Em 13
Prêmio Título de Personalidade do Ano de 1996. Pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (RJ) ao MST, primeiro a uma organização social. Em 13
Prêmio Título de Personalidade do Ano de 1996. Pela Associação de Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (RJ) á militante do MST, Diolinda Alves de Souza. Em 11 de dezembro de 1996.
Prêmio Título de Cidadão Vitoriense. Pela Câmara Municipal de Vitória (ES) ao militante do MST, João Pedro Stedile. Em 13 de setembro de 1996.
Prêmio Homenagem às Mulheres Lutadoras. Pela Câmara Municipal de Governador Valadares (MG) à militante do MST, Marlene Ferreira Martins, pela participação nas lutas em defesa da reforma agrária. 08 de março de 1996.
Prêmio Título de Cidadã do Estado do Rio de Janeiro. Pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro à militante do MST, Diolinda Alves de Souza. Em 01 de março de 1996.
VIII Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Salvador (BA): Um salto de qualidade na organização do MST, com a presença de 180 delegados Neste encontro, foi deliberado que a cada ano, fosse desenvolvida uma campanha…
Prêmio Medalha Ordem do Mérito Legislativo Municipal (Grau Insígnia). Pela Cãmara Municipal de Belo Horizonte, à militante do MST, Diolinda Alves de Souza. 21 de dezembro de 1995.
Prêmio Memorial de la Paz y la Solidaridad entre los Pueblos, concedido ao Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pela Fundación Servicio Paz y Justicia da Argentina. Em 15 de dezembro de 1995.
O prêmio Itaú-Unicef de Educação e Participação (2°lugar). Ao setor de Educação do MST pelo trabalho desenvolvido com educação nas Escolas dos assentamentos da reforma agrária. 11 de dezembro de 1995.
Prêmio Medalha Pedro Ernesto. Pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro ao militante do MST, João Pedro Stedile. Em 1995.
Prêmio Luta pela Terra, promovido pelo MST, dividido em duas modalidades: um dirigido à sociedade em geral, em cinco categorias; outro para os militantes que se destacaram no fortalecimento e crescimento do Movimento, em sete categorias. Uma delas, o prêmio…
I Encontro Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, no Instituto Cajamar em São Paulo (SP). No Encontro, a Articulação Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (ANMTR), foi oficialmente constituída e contou com a participação de 22 entidades de dezoito estados para debater…
Dez trabalhadores Sem-Terra e dois policiais morrem durante despejo violento na fazenda Santa Elina, no município de Corumbiara- RO. Segundo o laudo pericial, os trabalhadores foram mortos com tiros dados pelas costas e à curta distância. Entre os mortos, uma…
III Congresso Nacional do MST em Brasília (DF), com mais de cinco mil participantes, vindos de mais de 22 estados. Entre organizações populares e personalidades, estiveram presentes a Central ùnica dos Trabalhadores (CUT), o deputado Alcides Modesto (PT/BA), presidente da…
I Congresso Infantil do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-RS), realizado em comemoração ao Dia das Crianças, pelo Setor de Educação em Porto Alegre. Este Congresso deu origem à Jornada das Crianças Sem Terrinha acompanhada de uma proposta pedagógica…
Prêmio Marçal de Souza de Direitos Humanos. Pelo Centro de Direitos Humanos Marçal de Souza de Campo Grande (MS) ao militante Egídio Brunetto. Em 25 de março de 1994.
VII Encontro Nacional do MST, em Salvador (BA). Lema: “Che, Zumbi, Antonio Conselheiro, na luta por justiça nós somos companheiros”. Participaram 150 delegados, trazendo o debate realizado nos Encontros Estaduais, realizados em dezenove Estados. O Encontro elaborou o documento: “Que…
I Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Lançada a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Uma Rede de Mobilização contra Fome, criada pelo sociólogo Helbert de Souza, o Betinho. Organizada em comitês pelo Brasil, a Ação deu intensa colaboração à luta dos…
Prêmio Medalha Chico Mendes de Resistência. Pelo grupo Tortura Nunca Mais (RJ) a Ivonete Tonin (Nina), militante do MST, que por seu trabalho junto aos sem terra, permaneceu presa por seis meses em 1993, em Dourados (MS). Em 1993.
Prêmio Medalha Chico Mendes de Resistência ao MST-RS, pelo grupo Tortura Nunca Mais (RJ). Em 31 de março de 1992.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Comissão Pastoral da Terra (CPT), recebem o Prêmio Nobel Alternativo em Estocolmo na Suécia, em reconhecimento internacional à luta pela Reforma Agrária. O prêmio é concedido anualmente pela Fundação The Right…
VI Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Piracicaba-SP. Nesse Encontro foi aprovado o documento “Educação no Documento Básico do MST” (1989-1993), onde o Movimento define de maneira objetiva as linhas políticas que irão seguir em…
MST recebe Prêmio Vladimir Herzog, por seu trabalho pela reforma agrária e pelo fim da violência no campo. Categoria: Menção honrosa. Pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. Prêmio entregue a Otávio Amaral, José Gowaski, Idoni Bento…
II Congresso Nacional do MST, em Brasília (DF). Lema: “Ocupar, Resistir e Produzir!” Primeira passeata no governo “collorido”, com 5 mil delegados de dezenove estados. Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado e fez um pronunciamento conclamando os movimentos a…
Ocupação e massacre da Fazenda Santa Elmira em Salto do Jacuí- RS, a mando do governador Pedro Simon, que não respeitou o acordo feito horas antes, com mediação do bispo Dom Jacó Hilgert, ordenou o despejo violento de quinhentas famílias…
V Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no Seminário dos Capuchinhos, em Sumaré-SP. Participação de Hilda Guevara, filha mais velha do Che Guevara. A homenagem mais destacada – o Prêmio Che Guevara – foi entregue aos dirigentes…
I Laboratório Nacional Experimental, em Palmeira das Missões-RS, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em parceria com a Universidade de Brasília (UNB). Método usado para capacitar trabalhadores dos assentamentos, coletivos, associações e cooperativas de produção agrícola, de forma…
IV Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Centro Fazendinha da Universidade de Metodista de Piracicaba- SP (UNIMEP). Com mais de duzentos participantes de vinte estados do país e convidados, foram debatidas e decididas seis resoluções,…
A 10° Romaria da Terra foi realizada na fazenda Itaíba, em Ibirubá (RS). Participaram 35 mil pessoas. Lema: “Terra repartida, vida garantida”. Em 03 de março de 1987.
III Encontro Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocorreu no Centro [Fazendinha da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), em Piracicaba- SP. Nesse Encontro foi oficializada e lançada a Bandeira do MST. Houve uma discussão prévia na reunião da Coordenação…
I Encontro Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais realizado em Barueri-SP. Com a participação de dezesseis estados do país, definiu-se objetivos em âmbito nacional e reforçou-se as bandeiras de luta: reivindicação de direitos assistenciais, trabalhistas, Reforma Agrária, fim da violência, reconhecimento…
Jornal Sem Terra recebe o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (8°edição). Categoria: Imprensa do Movimento Sindical e Popular. Prêmio criado em 1978, com o objetivo de estimular o jornalismo a tratar dos Direitos Humanos, da Anistia e…
A 9° Romaria da Terra foi realizada em Nonoai, no Sarandi (RS). Com a participação de 60 mil pessoas. Lema: “Terra de Deus, Terra de Irmãos”. Em 06 de março de 1984. Em 11 de fevereiro de 1986.
Início da edição dos Cadernos de Formação do MST. Caderno n. 1: “ A organização do Movimento: Quem é Quem na Luta pela Terra”; Caderno n. 2: “Mulher Sem Terra”. Em Fevereiro de 1986.
II Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Centro de Formação da Diocese, em Mogi das Cruzes-SP. Avaliação geral das lutas em desenvolvimento e planejamento das atividades. Em 15 a 19 de dezembro de 1985.
Dez posseiros são mortos na Chacina da Vila Ubá, no município de São João do Araguaia-PA, comandada pelo fazendeiro José Edmundo Vergolino. Segundo os lavradores, havia mais nove corpos na mata e os sobreviventes abandonaram suas casas com medo, diante…
A 8° Romaria da Terra foi realizada em Tenente Portela (RS). Com a participação de 70 mil pessoas, entoando o Lema: “Os jovens e os Sem Terra em busca de pão e vida”. Em 19 de fevereiro de 1985.
I Congresso Nacional do MST em Curitiba (PR) com 1.500 participantes de 23 estados (RS, SC, PR, SP, MS, RJ, MG, ES, PA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, GO, MT, RO, AC e AM) e delegações…
Confronto entre posseiros e jagunços da empresa agropecuária Mirassol termina com dezesseis mortesem Jauru-MT. Novecentas famílias disputam uma área ociosa com a empresa, que mandou jagunçospara expulsá-los. Diante da resistência dos posseiros, o prefeito pediu a intervenção do Secretário deSegurança…
A 7° Romaria da Terra foi realizada na Vila Santo Operário, em Canoas (RS). Com a participação de50 mil pessoas e o Lema: “Terra e Trabalho para que Todos tenham vida”. Em 06 de março de 1984.
I Encontro Nacional do MST em Cascavel (PR) proclama o lema: “Terra não se ganha, se conquista!”.Reunindo 92 participantes Sem-Terra, sindicalistas, agentes de pastoral e assessores da ComissãoPastoral da terra (CPT), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Associação Brasileira de ReformaAgrária…
Com o tema “Barragens:águas para a vida, não para a morte”. Esse lema se transformou em uma das principais palavras deordem do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Em 15 de fevereiro de 1983.
Primeira reunião da articulação nacional dos Sem-Terra em Goiânia (GO), com a presença de trinta lideranças de trabalhadores rurais e 22 agentes de pastorais de dezesseis estados (RS, SC, PR, MT, SP, RJ, MG, ES, PE, PB, RN, PI, CE,…
Realizada a 5a Romaria da Terra no Acampamento Encruzilhada Natalino em Ronda Alta-RS ecoandoo lema: “O povo unido, jamais será vencido”. Esta foi a primeira Romaria da Terra em apoio aos SemTerra (as quatro primeiras tinham nos indígenas, os sujeitos…
Realização da 20a Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Mosteiro deItaici, em Indaiatuba-SP. Embora o tema fosse Solo Urbano e Ação Pastoral, a CNBB discutiu asituação das trezentas famílias acampadas na Encruzilhada Natalino: “A terra foi…
I Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras (CONCLAT) realizada em Praia Grande-SP:reunindo diferentes forças, tendências e correntes do movimento sindical, com mais de 5 mildelegados representando 1091 entidades sindicais de todo o Brasil (Cedoc/ Cut). Em 21 a 23 deagosto de…