Bispos do Centro-oeste querem a Reforma Agrária

Os bispos de Tocantins e Goiás divulgaram em 20 de novembro uma carta entitulada “Mensagem ao Povo”, na qual defendem a Reforma Agrária.

Através de dados da realidade agrária, como o êxodo rural e o cresimento do latifúndio (de 1992 a 1998, houve um crescimento em 56 milhões de hectares, o correspondente a área da França, em latifúndios no país), os bispos condenaram a política de FHC, que deixou assentamentos sem infra-estrutura; escolinhas rurais foram fechadas, organizações de trabalhadores são criminalizados, infiltram-se agentes nestes movimentos, além de toda violência da polícia militar, civil e pára-militar.

O documento apóia a Campanha pelo Limite de Propriedade Rural. “O limite da propriedade da terra tratá ganhos para o campo e para a cidade, reduzindo o êxodo rural, criando novos empregos e fortalecendo a família”.

A carta também apóia o projeto do presidente eleito, Lula, de combate à fome e vê a Reforma Agrária como saída para este problema. “A Reforma Agrária representa não só um instrumento de justiça distributiva e de crescimento econômico, mas também um ato de sabedoria política. Vale a pena e tem futuro a permanência e a resistência dos trabalhadores e trabalhadoras na terra”.