8 de março: atividades nos estados

De 5 a 10 de março, mulheres agricultoras fazem manifetações em todo o país. Leia a seguir, as atividades nos Estados:

Bahia – Um grande encontro acontecerá em Salvador nos dias 6, 7 e 8 de março. Serão cerca de 1.500 mulheres do campo, reunidas no III Acampamento de Trabalhadoras Rurais, que ocorrerá no Centro de Convivência da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizado no campus de Ondina, Avenida Ademar de Barros. As 1.500 mulheres, no dia 8, farão uma Caminhada Performática do Farol da Barra até Ondina.

A principal finalidade do acampamento é a discussão da questão de gênero entre as organizações envolvidas, com o objetivo de avançar na luta das mulheres por uma sociedade baseada em novos valores, na qual, efetivamente, as contribuições políticas e econômicas das mulheres sejam reconhecidas.

Serão realizadas oficinas, que irão abranger diversos temas, como, por exemplo, direitos humanos, cidadania, sexualidade, violência, políticas públicas e agrícolas, estética negra e treinamento de lideranças.

As mulheres elaborarão uma pauta de reivindicação que será entregue ao INSS e ao Ministério do Trabalho. Além disso, as trabalhadoras rurais formularão o calendário de ações 2003.

Distrito Federal – Aproximadamente 300 mulheres, vindas das regiões do DF e Entorno estarão acampadas. que estejam presentes no acampamento, onde acontecerão
debates, discussões e estudos. No sábado, dia 8, as mulheres fazem uma marcha até a Embaixada dos EUA, saindo do acampamento às 10 horas

Goiás – Cerca de 500 agricultoras estão no pátio externo do Incra reivindicando
a definição da superintendência. Há dois meses o Incra local não tem superintendente. Amanhã, às 16 horas, há uma audiência com a secretária de Segurança Pública.

Mato Grosso – 300 trabalhadoras rurais estão acampadas em uma escola na capital desde 4 de março, realizando atividades de rua, como panfletagem contra a guerra.

Paraná – Nos dias 7 e 8 de março, cerca de 600 trabalhadoras rurais da Via Campesina vão acampar em em Ranolândia. No dia 8, será realizada uma marcha. Também será levantado um monumento e celebrada uma missa em homenagem ao companheiro Nelson, que foi assassinado em 27 de janeiro.

Pernambuco – Cerca de 400 companheiras vão acampar em frente ao Incra. Às 15h00 de amanhã saem em marcha para a Câmara de Vereadores.

Rio Grande do Sul – O acampamento de mulheres na capital, Porto Alegre, inicia amanhã e vai até 10 de março. A Via Campesina estima que participarão cerca de 900 mulheres, que realizarão atos e atividades de rua. Também haverá mobilizações nas regionais. O Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais tem audiência marcada com governo do Estado.