Dia internacional de luta camponesa: ações acontecem no mundo todo

Desde 1996, quando 19 trabalhadores rurais sem terra foram assassinados pela Polícia Militar em Eldorado dos Carajás, a Via Campesina internacional declarou 17 de abril como o Dia Internacional de Luta Camponesa. A partir de então, as organizações camponesas do mundo todo promovem uma série de atividades em memória aos sem terra e reivindicando os direitos dos agricultores. Neste ano, o mote principal de reivindicações é contra a OMC e a liberalização do comércio agrícola.

No Canadá, Itália e Colômbia, existem atividades relacionadas com o MST. Abaixo, uma lista com os países e atividades que estão acontecendo.

Austrália
Uma série de debates foram organizados para marcar o dia Internacional de luta camponesa
Mais informações: [email protected]

Áustria
Em 17 de abril, será organizada uma refeição em frente ao Ministério da Agricultura para mostrar a situação de camponeses.
Mais informações: OEBV – [email protected]

Bélgica
Atividades estão planejadas.
Mais informações: FIAN – [email protected]

Canadá
NFU no Canadá está trabalhando para resistir à introdução de sementes de trigo geneticamente modificados, produzidas pelam Monsanto. Com outras organizações, a NFU organizou atividades em 11 comunidades para expor os riscos desta tecnologia.
Mais informações: NFU – [email protected]

União Camponesa em Quebec:
Exposição de quadros de Sebastião Salgado sobre o MST/Brasil no “Centre paysan” de St-Croix durante uma coletiva de imprensa sobre soberania alimentar.
Pequeno Fórum sobre movimentos sociais internacionales no “Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar” em La Pocatière.
Mais informações: União Camponesa – [email protected]

Em Montreal, uma coalizão de grupos estão planejando:
– Uma marcha e picnic/protesto em frente ao moinho de farinha ADM, no porto de Montreal.
– Um show beneficente para auxiliar um orfanato e uma rádio camponesa no estado de Guerrero, México.
Mais informações: [email protected]

Chile
28 de abril: mobilização camponesa sob o lema: “No Chile também o Campo não agüenta mais”, convocada pelo departamento camponês da CUT.
15 de abril: encontro sobre campanha das sementes com a participação de personalidades do mundo acadêmico e político.
21 a 26 de Abril: Escola de Formação das assalariadas agrícolas, finalizando com uma marcha camponesa. A marcha será convocada no dia mundial das lutas camponesas.
Mais informações: Anamuri – [email protected]

Colômbia
Ne 6 a 8 de abril aconteceu o Congresso Nacional Agrário. Também foi realizada uma marcha, com ampla participação de organizações camponesas.
Mais informações: [email protected]

17 de Abril: Edição e lançamento de um livro sobre a experiência do Movimento Sem Terra. O livro contém a entrevista do membro da coordenação nacional do MST, João Pedro Stedile e uma reflexão da socióloga e Martha Harnecker sobre o MST.
Mais informações: [email protected]

Equador
A Confederação Nacional Camponesa, CONFEUNASSC-CNC, convoca aos homens e mulheres do campo e da cidade para participar ativamento no lançamento da Campanha Nacional “Mutirão pela soberania alimentar no Equador e no Mundo”a los hombres y mujeres del campo y la ciudad, para participar activamente en el lanzamiento de la Campaña Nacional “Minga por la Soberanía Alimentaría en el Ecuador y el Mundo”, que será em 17 de abril, na cidade de Cuenca.
Mais informações: CONFEUNASSC-CNC – www.campesinos-fmlgt.org.ec

El Salvador
Em 2 de abril, aconteceu uma marcha de protestos contra a Alca e os tratados de livre comércio.
Em 22 de abril acontece um fórum com os prefeitos dos municípios do país (são esperados cerca de 100 prefeitos) para tratar de aspectos da agricultura e do meio ambiente.
Mais informações: [email protected]

Espanha
Em 3 de abril foi organizado um encontro em Oviedo com Evo Morales, líder sindical dos cocaleros bolivianos e secretário geral do Movimento ao Socialismo, Felipe Quispe, secretário geral da Confederação Sindical única de Trabalhadores Camponeses da Bolívia e Javier Orozco, da Confederação Única de Trabalhadores da Colômbia.
Mais informações: [email protected]

Os Verdes de Alicante, em colaboração com o Movimento de Resistência Global, prepararam as seguintes ações para 17 de abril: Comunicados à imprensa, alimentação solidária, concentração diante do ministério da agricultura.
Mais informações: [email protected]

Honduras
Em 10 de abril aconteceu o Fórum “Ter terra e estratégias para reduzir a pobreza”
Uma marcha contra o TLC, Alca e a guerra acontecerá em 29 de abril e está prevista a participação de 3 mil camponeses.
Mais informações: COCOCH: [email protected]
Via Campesina: [email protected]

Índia
A KRRS organizará uma marcha massiva de camponeses contra os transgênicos, contra a abolição de subsído à eletricidade, a crise que está levando camponeses ao suicídio.
Mais informações: www.krrs-april1703.8m.net

Indonésia
Em 17 de abril haverá uma coletiva de imprensa sobre a libertação de líderes camponeses que estão presos injustamente e a exigência de liberar a Indonésia do neoliberalismo.
De 18 a 20 de Abril camponeses serão capacitados sobre os perigos do neoliberalimo. Será feito um acampamento no Parlamento para condenar 5 artigos da legislação relacionados à agricultura.
Mais informações: FSPI – [email protected]

Itália
Em Roma –
15 de abril: encontro com estudantes sobre sementes, saúde e direitos humanos.
16 abril intervenções em 20 centros comerciais com a campanha Pare-OMC
17 de abril:
O Fórum Contadino/ Outra agricultura, promove as seguinte atividades:
– Em parceria com o Comitê de apoio ao MST/Brasil, haverá um encontro com representantes do governo brasileiro
– atividades na embaixada da França, pela não condenação do ativista francês José Bové
– Assembléia
Mais informações: Comitê de apoio ao MST – [email protected]
Foro Contadino: [email protected]

Província de Lucca:
27 de março: Conferência Pública do professor Marcello Buiatti sobre Transgênicos e soberania alimentar na escola da Paz. del Profesor Marcello Buiatti
Mais informações: Librería Karma – [email protected]

Líbano
Antes de 17 de abril aconteceu um encontro com 7 coordenadorias de ONGs no Líbano, com movimentos de jovens, camponeses e trabalhadores agrícolas em várias regiões do país.
Em 17 de abril acontece uma conferência e mobilização de camponeses e trabalhadores agrícolas.
Mais informações: ANND – [email protected]
Sindicato Libanês de Trabalhadores da Agricultura – [email protected]

Países Baixos

Na noite de 17 de Abril, o Departamento Holandês da ONG “Amigos da Terra, junto com a Plataforma “Terra, Camponês, Consumidor” organiza um debate político em Amsterdam sobre a reforma da política de agricultura comum na União Européia. Esta datá será o começo de uma nova cooperação entre diferentes organizações.
Mais informações: Amigos da Terra – [email protected]
Plataforma “Terra, Camponês, Consumidor” – [email protected]

Suíça
Na Suíça todas as atividades aconteceram em março. Foram realizados debates e atividades com estudantes. Os ativistas esitveram em frente ao edifício da OMC em 25 de março, durante a abertura das negociações. Também foi realizada uma ação em frente à Nestlé.
Mais informações: [email protected]
Uniterre/CPE: [email protected]

Estados Unidos
O “Movimiento O Campo não agüenta Mais” do México, estão em Seattle fazendo apresentações e reuniões com organizações para que em 17 de abril aconteça um protesto sob as demandas das mobilizações internacionais que acontecem neste dia. As demanda principal são Fora a OMC da agricultura e Soberania Alimentar.
Mais Informações: [email protected]
Frente Democratico Campesino: [email protected]