Via Campesina se solidariza com Bolívia

Somos a Via Campesina, movimento camponês internacional que coordena organizações de trabalhadores rurais, pequenos e médios agricultores, mulheres do campo e comunidades indígenas da Ásia, África, América e Europa.

Em nossos escritórios da Secretaria Operativa Internacional temos recebido informações sobre os lamentáveis acontecimentos dos últimos dias na Bolívia: a brutal repressão contra o povo boliviano e, especialmente, contra os camponeses e indígenas que, por defenderem suas idéias, estão sofrendo as mais variadas violações dos Direitos Humanos por parte das forças militares e policiais à serviço do governo do presidente Sanchéz de Louzada.

Como um Movimento Camponês Internacional, queremos demonstrar nossa solidariedade com as lutas desenvolvidas por trabalhadores rurais, estudantes, professores e todos aqueles que estão em defesa da vida, da soberania de seus recursos naturais e humanos, contra a Alca e a privatização de empresas públicas e contra as políticas que respondem às exigências de organismos financeiros internacionais como o FMI, Banco Mundial e outros.

Repudiamos energicamente e denunciamos à comunidade internacional o massacre feito pelo governo de Sanchez de Louzada através da ação conjunta de forças militares e policiais que já assassinaram sete pessoas e deixaram outras 17 feridas. Condenamos também as perseguições e acusações falsas contra os lutadores sociais que expressam o descontentamento generalizado da população boliviana.

Exigimos do governo de Sanchéz de Lousada o respeito aos direitos fundamentais como a vida e a segurança do movimento camponês e índigena da Bolívia e em especial aos seus principais dirigentes.

Secretaria Operativa Internacional da Via Campesina.