Marcha Nacional pela Reforma Agrária chega à Brasília

Cerca de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais sem-terra chegaram em Brasília ontem (19/11), ao meio dia, para participar da Conferência da Terra pelo Plano Nacional da Reforma Agrária que hoje (20/11), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, a partir das 8h. Participarão da Conferência Miguel Rossetto, ministro do Desenvolvimento Agrário, o economista e professor Plínio de Arruda Sampaio e representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Via Campesina e do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL).

O objetivo da Conferência é discutir com entidades e trabalhadores a execução do novo Plano Nacional da Reforma Agrária, entregue ao governo brasileiro no último mês de outubro. Após o debate, que ocorre à tarde, será elaborado e aprovado documento a ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sexta-feira (21/11).

Coletiva de imprensa
Haverá coletiva hoje (20/11), às 14h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com a presença de Plínio de Arruda Sampaio, João Pedro Stédile (MST/Via Campesina), Dom Tomás Balduíno (CPT) Manuel dos Santos e Maria da Graça Amorim (Contag) e representantes dos trabalhadores rurais que participaram da marcha.

Programação completa
20/11 – Conferência da Terra pelo Plano Nacional da Reforma Agrária, de 8h às 17h
21/11 – entrega do documento sobre a execução do Plano Nacional da Reforma Agrária ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (local e horário a serem definidos)
– Manifestação contra a Alca em frente a Embaixada dos Estados Unidos