Nesta edição: Encontro de Violeiros, Tribunal dos Transgênicos e Campanha Nacional pelo Trabalho

Nessa primeira quinzena de março o MST esteve envolvido em três importantes atividades: uma grande festa da cultura popular no II Encontro Nacional de Violeiros, o julgamento do Tribunal Internacional dos transgênicos, e a Campanha Nacional pelo Direito ao Trabalho da Coordenação dos Movimentos Sociais.

A riqueza da música caipira

O MST se orgulha de estar promovendo e defendendo a cultura brasileira. No dia 14 de março, em um dos centros de formação do MST, em Ribeirão Preto (SP), aconteceu o II Encontro Nacional de Violeiros e Festa do Milho Verde. Estiveram presentes cerca de 80 violeiros, entre eles, Inezita Barroso. O evento – repleto de milho cozido, pamonha, bolo de milho, curau, ao som das dez cordas da viola – reuniu, sob uma imensa figueira de 400 anos, cerca de 10 mil visitantes, apesar da forte chuva. Durante o encontro, os violeiros de todo o país fundaram a Associação Nacional dos Violeiros do Brasil.

Monsanto e Farsul são condenadas em julgamento popular

O Tribunal Popular sobre Transgênicos, realizado em 11 de março, em Porto Alegre (RS) condenou por unanimidade a multinacional Monsanto e a Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul) pela disseminação ilegal de plantas geneticamente modificadas no Brasil vindas da Argentina. Mais de mil pessoas acompanharam o julgamento, que incriminou também as ações e omissões do governo gaúcho e federal, caracterizando-os como co-responsáveis pela situação.

Apesar do julgamento não ter validade jurídica, seu valor simbólico é importante porque é um mecanismo de pressão da sociedade para barrar a disseminação de alimentos transgênicos no país. O Tribunal enfatizouA proposta incluía o alerta sobre a não existência de pesquisa científica qualificada que comprove que os alimentos geneticamente modificados não oferecem risco à saúde humana e ao equilíbrio do meio ambiente. O julgamento foi organizado por diversos movimentos sociais e entidades ligadas ao Poder Judiciário. O Tribunal foi presidido por José Felipe Ledur, juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 4a. Região, no Rio Grande do Sul.

Da sentença de condenação unânime, foram encaminhadas três principais ações. Na qualidade de parte integrante da sociedade civil, o Tribunal solicitará ao Ministério Público a abertura de inquérito sobre as responsabilidades da Monsanto e da Farsul em relação ao contrabando e difusão ilegal de sementes de soja transgênica argentina em território nacional. Além disso, pedirá explicações à Monsanto a respeito dos tipos de modificações genéticas que as sementes foram submetidas. Finalmente, pressionará as administrações públicas a adotar políticas de fiscalização no plantio e comércio de transgênicos no Brasil. A sentença foi encaminhada à Presidência da República, aos presidentes da Câmara e do Senado, à ONU e à OEA.

Campanha nacional pelo direito ao trabalho

O MST e os principais movimentos sociais do Brasil, articulam na CMS a unificação e a potencialização das diversas bandeiras de luta. A partir do eixo central, que é a luta histórica do direito ao trabalho, a Coordenação mobiliza a sociedade por um novo projeto de desenvolvimento com soberania nacional, valorização do trabalho, distribuição de renda e inclusão social.

Até o dia 1º de Maio serão organizadas plenárias estaduais e mutirões de base para ampliar ao máximo as discussões, formar multiplicadores e, principalmente, envolver a juventude como protagonista principal da Campanha. As mobilizações, contudo terão calendário de lutas o ano todo. O principal material didático é uma cartilha que pode ser encontrada no sítio do MST (www.mst.org.br).

Breves

Mobilizações e luta das Sem Terra por todo o país

Resgatando o sentido de luta que instituiu o dia Internacional da Mulher, trabalhadoras rurais do MST realizaram manifestações por quase todo o país. As Sem Terra reivindicam a construção de um país soberano e lutam contra todas as formas de exclusão que impedem as mulheres e as famílias do campo de viverem com dignidade. Em São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia o MST montou acampamentos de mulheres nos centros das cidades. No Espírito Santo, Sergipe e Rio de Janeiro as mulheres realizaram marchas e campanhas de rotulagens de transgênicos.

Sábado, 20 de março: Dia Mundial de Luta Contra a Ocupação no Iraque e a Alca

Em todo o mundo vão acontecer grandes manifestações no dia em a ocupação do Iraque completa um ano. As mobilizações são contra a guerra, a alca, a militarização, as bases militares dos Eua e pela exigência da retirada das tropas estadunidences e pelo ressarcimento dos danos causados ao Iraque .

Faça parte das manifestações que vão acontecer em todas as capitais do Brasil!

Conheça a Revista Sem Terra e o Jornal dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Para receber um exemplar cortesia e a proposta de assinatura entre em contato com [email protected]

As publicações do MST podem ser adquiridas nas Secretarias Estaduais do Movimento ou por assinaturas.

Cartas

Parabenizo todas as mulheres do MST pela força e coragem de lutar por um ideal que não é só do MST, é de toda a sociedade!Marcelo Marques [email protected]

Quero parabenizar a luta dos companheiros pela Reforma Agrária. Estamos atrasados há séculos nesta área. O MST conscientiza a sociedade e merece apoio integral. Getúlio Fontana [email protected]

Já chega dessa imprensa comprada que só veícula o que é de seu interesse. A população acredita no MST!Camila Victor [email protected]