Entre março e abril, famílias de trabalhadores rurais sem terra ligadas ao MST realizam ocupações e mobilizações em todo o país para que se cumpram as metas do Plano Nacional de Reforma Agrária. Até o momento, 33.411 famílias participam de 135 ocupaç

O presidente da CPT (Comissão Pastoral da Terra), Dom Tomás Balduíno, em depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Terra, no dia 27 de abril, criticou a ação do Poder Judiciário nas questões de conflitos e posse da terra no Brasil.

Dom Tomás Balduíno denunciou que “para proteger o latifúndio, a Justiça agride os trabalhadores, os massacra, os humilha e os deixa em situações de extrema dificuldade e de miséria”.

Ele criticou especialmente a atuação da ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie Noortfleet, que concedeu liminar em 2003, suspendendo a desapropriação da fazenda Southall, em São Gabriel (RS), declarada pelo presidente Lula área de interesse social para a Reforma Agrária.

A partir disso, a CPMI da Terra aprovou o requerimento apresentado pelo senador Eduado Suplicy (PT-SP) convidando a ministra do STF para depor e explicar aos parlamentares a liminar que suspendeu desapropriação de fazenda.