Requião afirma que MST é benção de Deus

Durante Audiência Pública, realizada em 15 de abril, no Marumby Expocenter, em Curitiba, com quatro mil agricultores, o Governador do Estado do Paraná, Roberto Requião afirmou que “o MST é uma benção de Deus para o Brasil e agradeceu pelo movimento existir a 20 anos”. Ele destacou ainda que é um militante do MST no coração, embora tenha suas limitações como governador.

Estiveram presentes na audiência, além do Governador do Estado, o Superintendente do Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Celso Lisboa de Lacerda e outras autoridades estaduais. Na ocasião o MST apresentou uma pauta de reivindicações pedindo agilidade na Reforma Agrária e infra-estrutura para os assentamentos. O documento foi entregue a todas as autoridades presentes com cestas de produtos da Reforma Agrária.

A audiência pública foi realizada durante a Semana de Luta e Debate sobre a Reforma Agrária, do MST, que ocorreu de 12 a 16 de abril em Curitiba, para comemorar os 20 anos do Movimento e refletir sobre a conjuntura agrária do Brasil.

Segundo Requião, o movimento é uma demonstração clara da saúde social do Brasil, porque organiza a resistência dos pobres, constrói a solidariedade e estabelece um contraponto ao sistema capitalista. O governador disse também que “nos últimos anos a mídia satanizou o MST. Por isso temos que “desatanizar” a imagem do MST perante a sociedade”, afirmou destacando que disponibiliza a TV Pública e as duas rádios públicas do Paraná, para mostrar os projetos bem sucedidos do MST, como no documentário feito pelo Governo do estado.

Atualmente existem no Paraná 15 mil famílias acampadas, em barracos de lona. Segundo o Superintende estadual do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, pelo Plano Nacional de Reforma Agrária a meta é assentar três mil famílias este ano.

Lisboa de Lacerda reclamou da falta de infra-estrutura do Incra para assentar as famílias acampadas e viabilizar a Reforma Agrária. “Temos uma estrutura muito deficitária para atingir rapidamente os objetivos”, destaca.