MST participa da campanha contra a invasão do Haiti

No próximo dia 13 de maio, às 19h00 haverá um ato Público, na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, contra o envio de tropas brasileiras ao Haiti. Diversos representantes de movimentos sociais e parlamentares estarão presentes, entre eles: Plínio de Arruda Sampaio, ex-deputado constituinte; João Pedro Stedile, da direção do MST; Ivan Valente, deputado federal (PT-SP); Markus Sokol, do Diretório Nacional do PT; Fernando Morais, escritor; Luis Bassegio, do Grito dos Excluídos; Luciano Zica, deputado federal (PT-SP); Gilson Reis, da Executiva da CUT; Jorge Martins, da Executiva da CUT; D. Demétrio Valentini, bispo de Jales e Alexandre Linares, da Juventude Revolução.

Paralelamente ao ato, está circulando uma petição ao presidente Lula – assinada por personalidades, parlamentares e dirigentes políticos, sindicais, estudantis, populares e religiosos – que diz:

“Os que assinamos este texto, somos partidários do direito à auto-determinação, defensores da paz e da fraternidade entre os povos, como a grande maioria do povo brasileiro que, em 2002, o elegeu. Não podemos aceitar, senhor presidente – quaisquer que sejam as pressões das grandes potências – que tropas brasileiras participem dessa ocupação”.

Desde a invasão do território haitiano por tropas estudunidenses a população do país tem sido privada de decidir livremente seu futuro, já que os Estados Unidos designaram um representante “amigo” para governar o Haiti. Essa intervenção integra a escalada do governo Bush contra a soberania das nações do continente. Agora, anuncia-se o envio de tropas brasileiras numa suposta “força de paz” ao Haiti que, assim, participariam da ocupação.