Elemar e Gegê são libertados pela Justiça

O integrante da coordenação Nacional do MST no Paraná, Elemar do Nascimento Cezimbra, e o coordenador do MMC (Movimento de Moradia do Centro) Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, foram, finalmente, libertados da prisão. Elemar conquistou a liberdade, 25 de maio de 2004, após o julgamento do habeas corpus pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. O habeas corpus que pedia a liberdade de Gegê foi concedido hoje, 26 de maio, pela 3ª Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O dirigente do MST estava preso desde 3 de abril de 2004, na cidade de Quedas do Iguaçu, Paraná, após prisão preventiva determinada pelo juiz da cidade, Leonardo Ribas Tavares. Ele é conhecido na região por sua posição contrária ao Movimento e por promover perseguição política aos trabalhadoras e trabalhadores rurais ligados ao Movimento. Na decisão, o STJ pediu o trancamento da ação penal por justa causa e a libertação de Elemar e dos demais envolvidos no processo.

A libertação de Gegê também foi recebida com muita alegria pelos movimentos sociais. Preso numa cadeia pública de São Paulo desde 5 de abril deste ano, ele era acusado de co-autoria de um homicídio ocorrido em agosto de 2002 e provocado por um suposto desentendimento com traficantes de droga infiltrados em um acampamento sem-teto. Agora, Gegê responderá ao processo em liberdade.

A libertação dos militantes, após a mobilização dos movimentos sociais, representou um importante avanço na luta para que a questão social não seja mais tratada como caso de polícia.