Assembléia Legislativa gaúcha homenageia os 20 anos do MST

Militantes do MST do Rio Grande do Sul lotaram a plenária da Assembléia Legislativa na sessão solene em homenagem aos 20 anos do Movimento, na tarde de ontem, 3 de agosto. O deputado Frei Sérgio Görgen (PT/RS) dirigiu a cerimônia em que falou sobre a história do trabalhadores rurais Sem Terra e seu exemplo de luta e resistência.

“A luta destes camponeses é a única razão que me faz ocupar uma cadeira neste Parlamento”, assinalou o deputado, que há 25 anos milita e convive com os trabalhadores rurais Sem Terra. “Estamos diante de um movimento de heróis e de heroínas”, registrou Görgen, criticando a criminalização e discriminação com que a mídia se refere ao Movimento. “Além de toda a opressão, estes cidadãos ainda sofrem as conseqüências do preconceito”, desabafou.

O deputado aposta que, com o passar do tempo, ocorra, de fato, o reconhecimento desta luta histórica pela sociedade brasileira. “O MST transforma positivamente as condições de vida nas regiões onde se instala, diversifica a produção e, sobretudo, muda a realidade destas famílias que conhecem de perto a pobreza absoluta”, disse.

Inicialmente, a homenagem ao MST estava prevista para antes do recesso parlamentar de julho. Militantes de diversas regiões do estado haviam partido em marcha para a cerimônia, mas o ato acabou sendo transferido em decorrência da morte do ex-governador gaúcho Leonel Brizola.

Com informações da assessoria de imprensa da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul