Assentamento de Rondônia recebe presidente Lula

O assentamento Palmares, no município de Nova União, Rondônia, receberá amanhã (11) a visita do presidente Luíz Inácio Lula da Silva. Uma assembléia está marcada para às 15h, com a presença das 358 famílias assentadas, trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra dos assentamentos vizinhos, Margarida Alves e Padre Ezequiel, acampados da região e militantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

A visita foi marcada pelo presidente que já tinha atividades agendadas no estado e gostaria de conhecer um assentamento feito em sua gestão. Como o último assentamento conquistado no estado foi em 2000, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) indicou o Palmares por sua história de luta e organização social que se tornaram modelo na região. O Movimento espera com a visita, mostrar as conquistas da Reforma Agrária e a importância de acelerar os processos de assentamentos paralisados no estado. Faixas com reivindicações dos Sem Terra serão espalhadas por todo o assentamento.

Valdir Alves, assentado em Palmares e integrante da direção estadual do MST, explica que o Movimento espera, com a visita, acelerar o cumprimento das metas propostas pelo governo federal e estadual no estado. “O último assentamento feito no estado faz quatro anos, quando 200 famílias fundaram o Margarida Alves. Esperamos, agora, mudar a correlação de forças e avançar nos processos de assentamento e no incentivo às agroindústrias, principalmente para o beneficiamento de leite e café. Esta é uma luta antiga na região para agregarmos valor industrial à nossa produção, por meio do crédito coletivo e trabalho cooperado”, explicou Alves.

O assentamento possui uma área de cerca de 9.200 hectares, onde as famílias produzem grãos, frutas e hortalíceas para sua subsistência e leite e café para comercialização. O modelo de organização dos lotes implantado em Palmares tornou-se referência para os demais assentamentos. As agrovilas são organizadas como o desenho de um sol, com uma área social circular central e os lotes distribuídos em fileiras ao redor. No início, haviam várias escolas itinerantes distribuídas geograficamente pela área. Atualmente todas as 480 crianças do assentamento estudam na escola central de ensino básico e fundamental.

Muitos trabalhadoras e trabalhadoras rurais de Palmares estão juntas desde agosto 1994, quando houve a ocupação da fazenda Califórnia, no município de Jaú, por 200 famílias que fundaram o acampamento Zumbi dos Palmares. Após 50 dias, os Sem Terra foram despejados e permaneceram por 10 meses acampadas na sede do Incra. Em setembro de 1995, o acampamento Zumbi dos Palmares foi novamente montado na fazenda Triângulo contando então com 500 famílias. A situação só foi regularizada em dezembro de 1996. Após muita mobilização e confronto com pistoleiros dos latifundiários, o Incra desapropriou as fazendas Triângulo e Ouro Preto. Na primeira foram assentadas 82 famílias, que formaram o assentamento Zumbi; na segunda, 323 famílias foram assentadas, formando Palmares.