MST ocupa Secretaria de Saúde do DF para reivindicar ação do governo contra hantavirose

Cerca de 200 trabalhadores rurais Sem Terra ocuparam hoje (30), pela manhã, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Eles estão lá desde as 8h para reivindicar uma ação mais efetiva na luta contra a hantavirose. A doença é transmitida por ratos infectados pelo vírus. Os sintomas são febre alta, dor muscular e dificuldade de respirar. Faixas de protesto foram espalhadas pelas entradas do órgão.

No Distrito Federal já são 193 casos confirmados de pessoas que foram afetadas pelo hantavírus. De acordo com Rildo Oliveira da coordenação estadual do MST, já foram registradas duas mortes de Sem Terra em áreas de assentamento e acampamento. Ele afirma que o MST só se retira do local se o pedido de audiência com o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, for atendido. “Nós estamos ocupando por causa do descaso do governo com a questão da saúde no DF e Entorno. Tem muita gente morrendo e o Movimento não quer só terra não, ele quer saúde para trabalhar em cima da terra”, ressaltou Oliveira.

O coordenador afirmou também que as áreas rurais do governo do Distrito Federal estão na eminência de uma epidemia de hantavirose. A cidade de São Sebastião, no entorno do DF, onde três jovens tiveram mortes confirmadas pela doença, pode não ser mais a única região afetada pelo surto. A Secretaria de Saúde iniciou treinamento de servidores de todas as diretorias regionais de saúde para orientar a população rural sobre os riscos de infecção. Para o MST, esse tipo de ação é válida, mas insuficiente para conter os riscos de epidemia.

As pessoas contraem a doença ao inalar o vírus pela poeira onde exista fezes, urina e saliva de roedores infectados.