Ato tenta evitar morte do Cerrado

Luís Brasilino do Jornal Brasil de Fato

Brasília (DF) será palco, dias 9 e 10, do Grito do Cerrado, manifestação para defender essa região vital não só para seus moradores, como também para todos os brasileiros. Considerado o segundo maior bioma do Brasil, o Cerrado sofreu muita destruição nos últimos anos e os participantes da mobilização esperam sensibilizar a sociedade e o poder público para a importância de se preservar a biodiversidade e a natureza da área.

Em 2003, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva criou um Grupo de Trabalho (GT) específico para discutir os problemas do Cerrado. O grupo foi encarregado de criar um programa de conservação da região que vai ser entregue ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), dia 10, um dia antes da celebração do Dia Nacional do Cerrado (11).

Fernando Lima, da Fundação Pró-Natureza (Funatura) e da Rede Cerrado (as principais organizadoras do evento), e um dos coordenadores do Grito do Cerrado, explica que os eixos fundamentais da manifestação são biodiversidade e água. Até o momento, as principais recomendações do GT são a alocação de recursos expressivos para o programa que será criado; uma legislação específica para o Cerrado; projetos eficientes de conservação da água; aumento da fiscalização para conter a extração de carvão vegetal utilizado por siderúrgicas mineiras; o fim dos projetos de grandes barragens nos rios que nascem na região; e a criação de um sistema de crédito, favorecendo empreendimentos ambientalmente sustentáveis como a agroecologia, o agroextrativismo (coleta de frutos, plantas medicinais etc.) e a piscicultura controlada.

Destruição do Patrimônio

“O impacto mais destruidor é causado pelo agronegócio – especificamente a substituição de mata por plantações de soja”, revela Lima. O bioma do Cerrado é um dos mais ameaçados do mundo, sendo que, dos mais de 2 milhões de hectares de vegetação nativa, restam apenas 20% e a expansão da atividade agropecuária avança cada vez mais sobre as áreas que sobraram. Estudos realizados por pesquisadores do Programa Cerrado da Conservation International do Brasil indicam que o bioma corre o risco de sumir, até 2030. Dos 204 milhões de hectares originais da região, 57% já foram completamente destruídos e a metade das áreas remanescentes está bastante alterada, podendo não mais servir aos propósitos de conservação da biodiversidade.

O desmatamento chega a 1,5% ou 3 milhões de hectares por ano, o equivalente a 2,6 campos de futebol por minuto. A situação piora quando se analisa a complexidade da região. Segundo Lima, o Cerrado é a caixad’água do Brasil, ou seja, o berço dos principais rios da bacia hidrográfica Amazônica, da Prata e do São Francisco. Além disso, sua fauna e sua flora são extremamente ricas por conta da fronteira com outros importantes biomas (a Amazônia ao norte; a Caatinga a nordeste, o Pantanal a sudoeste e a Mata Atlântica a sudeste). Existem mais de 10 mil espécies vegetais (sendo 4.400 exclusivas da região), uma imensa variedade de vertebrados terrestres e aquáticos e um elevado número de invertebrados.

Os alvos da mobilização

“O Grito do Cerrado quer alertar a sociedade para essa situação”, conta Lima. A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas apareçam, nos dois dias. “A manifestação vai trazer indignação às pessoas. Não é só água e biodiversidade. A destruição do Cerrado também acarreta perda da paisagem. Quem vai querer andar quilômetros e quilômetros vendo só plantação de soja para tudo quanto é lado? Ficaremos, ainda, sem o dinheiro do turismo”, afirma.

A outra meta da mobilização é acordar o Congresso Nacional para aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 115/95, que define o Cerrado como Patrimônio Nacional. Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal e Zona Costeira já adquiriram esse status, fator que vem contribuindo para sua preservação. O projeto tramita na Câmara dos Deputados há quase dez anos e, até o momento, só foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa. Atualmente, está em discussão em uma comissão especial, mas o processo continua muito lento.

Bioma – Conjunto de seres vivos de uma determinada área. O Brasil tem seis biomas: Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Zonas Costeiras.
Biodiversidade – Diversidade de espécies biológicas.
Rede Cerrado – Organização que engloba 72 entidades defensoras do Cerrado, entre ONGs, sindicatos, associações etc.