Militantes da Via Campesina Brasil ocupam sede da Nestlé

Com Informações do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Centenas de camponeses organizados pela Via Campesina – entidade que reúne, no estado, movimentos como o MST, MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), MAB (Movimentos dos Atingidos por Barragens), CPT (Comissão Pastoral da Terra), entre outros – estão mobilizados hoje (10), na sede da Nestlé, em Goiânia. A ocupação faz parte das atividades do Dia Internacional contra as Multinacionais e a OMC (Organização Mundial do Comércio). A data também lembra um ano da imolação do camponês coreano, Lee Kyuong-Hae, na manifestação contra a OMC, em Cancún.

Os camponeses ocupam a sede da Nestlé, pois a empresa é uma das multinacionais que dominam a exploração do leite e da água no Brasil. Para os camponeses a água é um bem da humanidade e não deve ficar nas mãos das multinacionais e neste sentido o protesto é uma denúncia para toda a sociedade brasileira.

Depois do ato na Nestlé, durante a tarde de hoje (10), os camponeses se dirigem ao palácio do Governador, onde entregam a pauta com as reivindicações dos movimentos sociais.

Em vários locais do país, assim como no exterior, estão acontecendo mobilizações semelhantes organizadas pela Via Campesina, que tem sede em mais de 80 países.