Dia 12 de outubro: 6° Grito dos Excluídos das Américas

Está sendo preparado para o dia 12 de outubro o 6° Grito dos Excluídos das Américas. A mobilização continental atingiu no ano passado Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Honduras, República Dominicana, Guatemala, Peru, Nicarágua e Estados Unidos

Para Luiz Bassegio e Luciana Udovic, organizadores do Grito, a manifestação neste ano deve refletir os compromissos assumidos pela campanha. “Temos que lutar pela superação de toda a forma de exclusão social e continuar apoiando a luta contra a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), OMC (Organização Mundial do Comércio) e Fundo Monetário Internacional (FMI)”, colocam.

O Grito no Brasil foi realizado no dia 07 de setembro e reuniu mais de 1,5 milhão em 1.800 cidades. Para Ari Alberti, membro da Coordenação Nacional do Grito dos Excluídos, a manifestação ganhou outra conotação: “até há pouco tempo, a Semana da Pátria era marcada por desfiles militares, com cavalos e armas, assistidos pelo povo de braços cruzados, cantando o Hino Nacional e aplaudindo. Os excluídos estão nas ruas de uma forma diferente, também festiva, mas não menos incisiva em suas denúncias. Deixaram de ser cidadãos passivos para terem ação, serem protagonistas”.

A campanha nasceu no Brasil em 1995 e se expandiu para o continente americano em 2000, quando foi realizado no México uma reunião da Coordenação do Grito Continental, com a presença de representantes de sete países.