Fazenda Cabaceira será desapropriada

A Fazenda Cabaceira, localizada no município de Marabá (PA), será desapropriada pelo governo federal para fins de reforma agrária. O processo está na Casa Civil e aguarda decreto do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

A informação foi divulgada pelo ouvidor agrário nacional José Gersino da Silva Filho, ao explicar porque a Cabaceira não está na lista das fazendas que devem sofrer ação policial para o despejo de famílias de sem-terra que estão acampadas em áreas dessas propriedades.

Para Gersino, “não há que se falar em reintegração de posse dessa fazenda” já que o dono da Cabaceira será indenizado com recursos financeiros pelas benfeitorias existentes na área e em títulos da Dívida Agrária pela terra nua.

A Fazenda Cabaceira foi ocupada pelo MST em 1999. Atualmente, o acampamento “26 de Março” abriga uma média de 350 famílias, que já estão produzindo milho, arroz, feijão, banana, mandioca, hortaliça e outras culturas.

O acampamento foi denominado “26 de Março” em homenagem à data que os Sem Terra Onalício Araújo Barros, o Fusquinha, e Valentino da Silva, o Doutor, foram assassinados na localidade Cedere I, zona rural de Parauapebas .

* Com O Liberal