Relatório sobre situação das águas no Brasil é apresentado na ONU e no Vaticano

Informativos – Últimas do MST
Relatório sobre a situação das águas no Brasil é apresentado na ONU e no Vaticano

29/10/2004

Entre os dias 28 e 30 de outubro, o relatório “O Estado Real das Águas no Brasil” será apresentado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), em Genebra, na Suíça. O relatório faz um balanço da situação de contaminação das águas no Brasil apontando as grandes empresas poluidoras e, ainda, avalia o desempenho sócio-ambiental das indústrias dos setores de petróleo, papel, celulose e siderurgia.

A comitiva internacional que apresentará o documento é formada pela professora e diretora Araceli Ferreira, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro; pela deputada federal Selma Schons (PT/PR), coordenadora parlamentar em defesa da pesca e da água; pelo secretário geral da Defensoria da Água, Leonardo Morelli; pela secretária geral adjunta da Defensoria da Água, dra Maria Helena Murta; pelo procurador da República, dr. Alexandre Camanho, do Ministério Público e pela presidente do Instituto Brasileiro do Direito Ambiental, Caty Corban.

O documento tem 500 páginas e foi elaborado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Defensoria da Água, uma instituição composta por representantes do Ministério Público, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cáritas Brasileira.

“Nós últimos dez anos, a contaminação das águas de rios, lagos e lagoas brasileiras aumentou cinco vezes. Temos que alertar o Brasil e o mundo sobre essa grave situação”,avisa Leonardo Morelli, secretário geral da Defensoria. A comitiva internacional da Defensoria também será recebida no Parlamento de Genebra pelo deputado Velasco do Partido Verde e coordenador do Fórum Alternativo da Água, que será realizado em março de 2005 em Genebra, na Suíça. Este Fórum reúne movimentos sociais europeus contra a privatização da água em oposição ao Fórum Mundial da Água. A comitiva visitará ainda a sede do Conselho Mundial de Igrejas em Genebra, que é representado no Brasil pelo Conic, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs.

Vaticano

No dia 25 de outubro, a comitiva será recebida no Vaticano pelo cardeal Raphaelli Martini, prefeito do Pontifício Conselho de Justiça e Paz e pelo coordenador da Ordem das Missões, Massimo Sensi. Em Roma, eles terão ainda uma audiência com os professores Ricardo Petrella e Rosário Lembo, membros da coordenação do Contrato Mundial das Águas, uma instituição que discute e combate a privatização das águas.