Dois mil Sem Terra participam da abertura do I Festival Latino Americano de Música Camponesa

Informativos – Últimas do MST
Dois mil Sem Terra participam da abertura do I Festival Latino Americano de Música Camponesa

18/11/2004

Mais de 2 mil Sem Terra, vindos de todos os estados, assistiram as apresentações musicais que marcaram o início do I Festival Latino Americano de Música. Após a tradicional mística do MST, o coral Filhos da Terra cantou o hino do MST. O grupo é formado por 30 crianças filhas de assentados do município de Rio Bonito do Iguaçu (PR). Em seguida, o músico Pereira da Viola tocou o hino brasileiro e emocionou a plenária.

O evento está sendo promovido pelo MST, em parceria com o governo do estado do Paraná e está sendo transmitido ao vivo pela TV e Rádio Educativa do Paraná para todo o país e América Latina.

Na mesa de abertura estiveram presentes o governador do estado, Roberto Requião, o coordenador estadual do MST, Roberto Baggio e Dom Ladislau Biernarsk, da CPT (Comissão Pastoral da Terra).

Em sua fala o bispo abençoou a realização do festival e lembrou que a terra é uma dádiva de Deus e não dos humanos. Já Baggio, ressaltou que o evento faz parte das comemorações dos 20 anos do MST e que no I Congresso Nacional do Movimento, em 1985, o mesmo parque que hoje é palco do festival alojou os delegados militantes do MST na época.

Além disso, ele destacou que entre os objetivos do evento está a discussão da identidade cultural como elemento estruturante de um povo, a valorização da cultura camponesa e a necessidade de debater um projeto político latino-americano. “O conhecimento, a sabedoria têm que se transformar em uma riqueza do povo dentro de um processo permanente”, defendeu Baggio.

“Dedico este evento aos Mesquita do Estadão”. Assim disse o governador do estado, Roberto Requião, se referindo à criminalização que o MST sofre da mídia, em especial do jornal “O Estado de São Paulo”, cuja família Mesquita é dona. Requião, que ressaltou a importância de se transmistir o festival pela TV e rádio, foi ovacionado pela plenária.

A abertura oficial do festival seguiu com apresentações musicais como Pereira da Viola e os grupos paranaenses Viola Quebrada e Os Pereira. O I Festival Latino Americano de Música Camponesa acontece de 17 a 21 de novembro e é aberto ao público.