No dia da consciência negra, MST ocupa a Fazenda Aimorés

Informativos – Últimas do MST
No dia da consciência negra, MST ocupa a Fazenda Aimorés

23/11/2004

Cerca de 150 famílias, organizadas pelo MST, ocuparam na tarde de sábado (20/11) o latifúndio improdutivo denominado Fazenda Aimorés, no Município de Piraí. A Fazenda foi vistoriada pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) que verificou que esta não cumpria os índices mínimos exigidos em lei para que fosse considerada produtiva. O Incra-RJ já encaminhou para Brasília o processo de desapropriação.

As famílias que participam da ocupação estão acampadas desde 05 de abril de 2003. O primeiro acampamento, destas famílias, foi às margens da BR 393 na altura de Dorândia – Barra do Piraí, onde hoje existe um outro acampamento do MST (Vida Nova).

Em janeiro deste ano o MST ocupou a Fazenda Confiança em Pinheiral, com o despejo as famílias estavam novamente à beira da estrada.

Agora, com a ocupação desta fazenda que já foi vistoriada e considerada improdutiva, as famílias não aceitarão nenhum pedido de reintegração de posse, resistirão na área e a possibilidade de conflito é grande.

A ocupação da Fazenda é motivada pela paralisia da Reforma Agrária no Brasil. Nos últimos dois anos nenhuma família foi assentada no Estado do Rio de Janeiro. A nível nacional, o Plano Nacional de Reforma Agrária não apresenta os resultados esperados, ao contrário está longe disso.