Polícia destrói plantação dos assentados em Sergipe

Informativos – Últimas do MST
Polícia destrói plantação dos assentados em Sergipe

25/11/2004

A destruição da plantação dos assentados do projeto de irrigação Jacarerica II, localizado entre os municípios de Riachuelo e Malhador (SE), deverá continuar hoje (25), a mando do governador do estado, João Alves (PFL). Os trabalhadores rurais resistirão à ação, iniciada ontem (24) com o despejo do Acampamento Mário Lago, localizado numa estrada vicinal de Riachuelo – apenas de uso da Petrobrás.

Estão acampadas no Mário Lago 600 famílias desde julho de 2003. Cerca de 150 policiais militares, incluindo o Batalhão de Choque da capital, realizaram a destruição do acampamento, sendo utilizadas máquinas e caminhões do DER (Departamento de Estradas e Rodagem).

Após a derrubada dos barracos, os policiais seguiram para o projeto Jacarecica II, para destruir a plantação dos assentados do Núcleo Santa Maria, com 58 famílias ligadas ao MST e à Fetase (Federação dos Trabalhadores Rurais de Sergipe). São 83 hectares há mais de 2 anos sendo plantados com diversificadas culturas, entre elas batata-doce, macaxeira, mandioca, melancia, acerola, goiaba, maracujá, inhame. E com todos os equipamentos de irrigação comprados pelas famílias – parte com financiamento do Banco do Nordeste e parte com recursos próprios.

O Jacarerica II tem 1.300 hectares doados pelo atual governo de Sergipe a familiares de deputados federais e grandes plantadores de cana-de-açúcar do estado. O objetivo é impedir que as famílias da região que lá moram e plantam, e os acampados que reivindicam a área, sejam beneficiados. Os lotes estão abandonados pelos empresários, tendo apenas poucas plantações de cana.