Preso fazendeiro acusado de massacre de 5 trabalhadores Sem Terra

Informativos – Últimas do MST
Preso fazendeiro acusado de massacre de 5 trabalhadores Sem Terra

01/12/2004

O fazendeiro Adriano Chafik, acusado de ter planejado ataque que resultou na morte de cinco trabalhadores Sem Terra foi detido ontem em São Paulo (SP). O massacre aconteceu no último dia 20 no acampamento Terra Prometida, no município de Felisburgo. A prisão ocorreu às 18 horas, no quarto de um hotel na Avenida Faria Lima, na zona sul de São Paulo. A Polícia de Minas Gerais e a Polícia Federal, já havia prendido outras 6 envolvidas na chacina.

Os Sem Terra mortos eram integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) e estavam acampados há dois anos dentro da Fazenda de Adriano Chafik, no Vale do Jequitinhonha. O secretário nacional de Direitos Humanos Nilmário Miranda e o presidente do Incra, Rolf Hackbart já declararam que a área é devoluta e deve ser destinada à reforma agrária. Na manhã do dia 20, um grupo armado, com cerca de 15 pessoas, invadiu o acampamento, com rajadas de tiros contra os Sem Terra e ateou fogo nos barracos.

A polícia mineira apontou o fazendeiro e seu sobrinho Calixto Luedy, que continua foragido, como os mandantes do crime. A prisão foi decretada pela juíza da Comarca de Jequitinhonha, Célia Maria Corrêa Os depoimentos, segundo policiais civis que investigam o caso, ajudaram na possível identificação de outras pessoas que teriam participado do ataque. Entre as informações fornecidas está a de que Chafik passou os dois últimos meses arregimentando pistoleiros na região de Itajuípe para a operação criminosa.